Nova atração em Foz do Iguaçu, o AquaFoz terá cenários e espécies nativas da região, endêmicas dos rios Paraná e Iguaçu, além de ambientes para animais marinhos. Com inauguração prevista para setembro de 2025, o Grupo Cataratas apresentou a obra e os projetos nessa terça-feira (3).
De acordo com o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, a iniciativa de criar um aquário em Foz do Iguaçu surgiu quando a empresa estava começando a gerir o AquaRio, no Rio de Janeiro. “Foz do Iguaçu é o destino ideal. Acreditamos na cidade e podemos colocar propósito, vai trazer academia, vai trazer pesquisa e também é importante para o turismo”, declarou.

São 13 mil metros quadrados de construção divididos em três andares. O AquaFoz abrigará 300 espécies em 28 recintos, que somam 3,3 milhões de litros de água. Tudo isso foi um desafio a ser superado na edificação. Felipe Giublin, diretor de Engenharia do grupo, explicou que a estrutura da laje é bem mais reforçada: “Fizemos com uma espessura de 50cm, que é duas, três vezes maior que em um prédio comum.”
Outra curiosidade é que a água salgada vai ser fabricada. A fabricação se dá por uma mistura de água doce e sal sintético, que depois passa por um tratamento. Assim, será possível dar vida ao espaço marítimo do aquário. O tanque possui cenários que simulam tanto áreas costeiras como o mar aberto, permitindo que várias espécies possam coexistir em harmonia.
Diversas espécies
Além de animais marinhos, os visitantes poderão ver de perto espécies endêmicas dos rios Paraná e Iguaçu, com um espaço simulando as quedas-d’água. O destaque também vai para a floresta alagada, o bioma Igapó, onde vivem espécies como pirarucu e tambaqui, que ganharão um espaço.
Com grande enfoque na educação ambiental, o AquaFoz ainda será um lugar de pesquisa e preservação. De acordo com o biólogo marinho Rafael Franco, “a gente pretende mostrar toda a biodiversidade local, mas sem deixar de lado a riqueza das águas”. Segundo ele, são passeios assim que demonstram a real importância da preservação das espécies.

Terminado o trajeto, os visitantes vão poder aproveitar o restaurante e a loja de suvenires. A experiência imersiva deve ser inaugurada em setembro e promete encanto, beleza e informação.
Boa tarde, qual a previsão para Inauguração do Aquario .
Setembro.