Teve início, nesta sexta-feira (10), um feriadão com quatro dias de duração na Argentina. Por conta disso, espere encontrar filas acima da média para a travessia da Ponte Tancredo Neves, entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu.
Leia também:
Notícias do setor que movimenta a economia da fronteira — canal de Turismo do H2FOZ
De acordo com o governo da Argentina, o fim de semana prolongado tem como objetivo beneficiar a economia do país, incentivando o turismo interno.
Assim, o feriado nacional de 12 de outubro, Dia do Respeito à Diversidade Cultural, foi transferido de domingo para segunda (13). Além disso, o Poder Executivo instituiu um “feriado para fins turísticos”, na sexta (10), para ampliar as possibilidades de viagens.
Na Argentina e no Paraguai, alguns feriados têm o status de “datas móveis”, o que permite sua transferência para a segunda ou a sexta mais próxima.
Via de regra, o governo publica, em dezembro, o calendário com os feriados de todo o ano seguinte, para que as pessoas possam preparar-se com antecedência. Para conferir o calendário de 2025 nos países vizinhos, clique aqui.
Feriado de 12 de outubro na Argentina
Na Argentina, o Dia do Respeito à Diversidade Cultural atualiza o antigo feriado do Dia da Raça. A data, comemorada anualmente em 12 de outubro, fazia alusão à chegada do europeu Cristóvão Colombo ao continente americano, em 1492.
Atualmente, a comemoração recorda a diversidade cultural da América, historicamente composta pelos costumes de povos nativos, europeus e africanos.
No Brasil, 12 de outubro também tem status de feriado nacional, mas em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Popularmente, a data simboliza o Dia das Crianças (clique aqui para ver dicas de passeios em Foz do Iguaçu).