Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Turismo » Chuvas aumentam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda (13)

Turismo

Espetáculo das águas

Chuvas aumentam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda (13)

No início da tarde, volume de água já estava quatro vezes acima do normal; passarela argentina da Garganta do Diabo está fechada.

2 min de leitura
Chuvas aumentam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda (13)
Na tarde desta segunda-feira, todos os mirantes do lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu permaneciam abertos. Foto: Divulgação/Urbia Cataratas (Arquivo)

As fortes chuvas que atingiram a bacia do Rio Iguaçu, no fim de semana, estão elevando rapidamente a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu.

Leia também:
Após a chuvarada, veja a previsão do tempo para a semana em Foz do Iguaçu

Na tarde desta segunda-feira (13), às 14h, o fluxo medido pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) era de 6.140 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal registro equivale a mais de quatro vezes a vazão normal das Cataratas do Iguaçu, de 1.500m³/s.

Vale lembrar que cada metro cúbico de água significa o mesmo que mil litros. Assim, a vazão de 6.140m³/s representa a passagem de 6.140.000 litros por segundo na paisagem fronteiriça.

Para as próximas horas, de acordo com a Copel, há tendência de aumento na vazão do Rio Iguaçu nas Cataratas.

Isso porque, pela manhã, a estação Porto Capanema, localizada águas acima, registrava fluxo mais de cinco vezes acima do normal. Na última medição disponível, às 9h, 7.370m³/s fluíam pelo local.

A água que passa por Capanema costuma levar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu. O pico da atual cheia, portanto, ainda está por vir, mesmo com o fim da chuva e o tempo ensolarado na região.

Visitas turísticas às Cataratas

Mesmo com o aumento brusco no volume das Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, segue aberto para visitas, com todos os mirantes disponíveis.

Por outro lado, em Puerto Iguazú, as autoridades determinaram o fechamento preventivo da passarela argentina da Garganta do Diabo.

Na Argentina, o protocolo de segurança do Parque Nacional Iguazú prevê o fechamento da passarela sempre que a vazão ultrapassa os 6.000m³/s nas Cataratas.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.