Localizado próximo à entrada do Parque Nacional do Iguaçu, o AquaFoz, aquário de Foz do Iguaçu, confirmou o nascimento do primeiro filhote de tubarão na Terra das Cataratas.
Leia também:
Com 3,3 milhões de litros de água, AquaFoz abre as portas em Foz do Iguaçu
De acordo com a direção do atrativo, o animal, da ameaçada espécie tubarão-galha-branca, completou um mês de vida e apresenta desenvolvimento saudável. Ao nascer, o baby shark iguaçuense tinha pouco mais de um quilo e 60 centímetros de comprimento.
Atualmente, o filhote ainda não está nas áreas de exposição ao público, permanecendo em um ambiente especial, sob os cuidados constantes da equipe.
“Ele está superbem, ativo e se alimentando normalmente”, reportou Rafael Santos, integrante da equipe técnica, citado pela assessoria do AquaFoz.
Quem visita o aquário, contudo, consegue ver outros exemplares de espécies de tubarão, presentes no tanque oceânico. O AquaFoz conta, ademais, com tanques dedicados aos ambientes dos rios da região, mostrando o ciclo completo até o mar.
A mãe do filhote, a tubarão Carol, veio do AquaRio, aquário localizado no Rio de Janeiro, pertencente ao mesmo grupo empresarial.
Nativo dos oceanos Índico e Pacífico, o tubarão-galha-branca está ameaçado de extinção, devido à pesca predatória e à degradação dos recifes. A espécie tem um processo lento de reprodução, o que prejudica suas chances de subsistência.
Com funcionamento diário, o AquaFoz está localizado no final da BR-469, próximo à entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Moradores de Foz do Iguaçu têm direito a tarifas promocionais, mediante apresentação de documento e comprovante de residência.

