Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Últimas Notícias » BR-469: turismo de Foz do Iguaçu cobra conclusão das obras de duplicação

Turismo

Rodovia das Cataratas

BR-469: turismo de Foz do Iguaçu cobra conclusão das obras de duplicação

Neste domingo (20), guias farão ato em frente à Casa de Artesanato Três Fronteiras; já o Sindhotéis agendou reunião com órgão de transporte.

2 min de leitura
BR-469: turismo de Foz do Iguaçu cobra conclusão das obras de duplicação
Obras no principal corredor turístico de Foz do Iguaçu começaram em 2022. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

A demora para a finalização da duplicação da BR-469 (Rodovia das Cataratas) está mobilizando o setor turístico de Foz do Iguaçu.

Leia também:
Ponte da Integração: governo do Paraguai debate abertura da via

A estrada está em obras em todo o trecho entre o trevo de acesso à Argentina e a entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Os trabalhos começaram em setembro de 2022, com previsão de 18 meses para conclusão. O novo prazo, porém, é o ano de 2026.

Neste domingo (20), às 15h, guias de turismo e representantes do setor em Foz do Iguaçu farão um ato simbólico em frente à Casa de Artesanato Três Fronteiras.

Publicidade

De acordo com os organizadores, o movimento da loja teria caído até 90% devido às dificuldades de acesso dos turistas ao local, provocadas pelas obras.

Com um lanche coletivo e espaço para uso da palavra, os participantes pretendem expressar apoio ao lojista, que atua há décadas em Foz do Iguaçu. Ademais, reivindicar melhorias no ordenamento do trânsito e celeridade para a conclusão dos trabalhos.

Publicidade

Hotelaria de Foz do Iguaçu

Em paralelo, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região (Sindhotéis) agendou, para a próxima semana, uma reunião oficial.

Conforme a assessoria da entidade, o presidente Camilo Rorato enviou uma carta ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pedindo um encontro com os representantes locais.

Publicidade

Marcada para quinta-feira (24), às 14h30, na sede do Sindhotéis em Foz do Iguaçu, a reunião terá como objetivo abordar questões de segurança. Entre os pontos, melhorias na sinalização e na comunicação das obras na rodovia.

“A falta de placas indicativas de localização dos estabelecimentos hoteleiros, bem como a escassez de alerta visuais sobre os perigos da rodovia em obras, comprometem diretamente a operação, a segurança e a imagem de Foz do Iguaçu como destino turístico de excelência”, argumenta o Sindhotéis.

O sindicato pretende, ainda, obter um cronograma atualizado dos trabalhos. A BR-469 é o principal corredor turístico de Foz do Iguaçu, ligando a cidade a hotéis, ao aeroporto e a atrativos como as Cataratas.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário