Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Turismo » Chuvas no Paraná elevam vazão das Cataratas do Iguaçu

Turismo

Chuvas no Paraná elevam vazão das Cataratas do Iguaçu

Pico ocorreu na tarde de sábado (4), com registro quase seis vezes acima do normal; volume continua alto nesta segunda (6).

2 min de leitura
Chuvas no Paraná elevam vazão das Cataratas do Iguaçu
Chuvas foram significativas na bacia do Rio Iguaçu, principalmente na sexta (3). Foto: Guilherme Wojciechowski/H2FOZ (Arquivo)

As fortes chuvas ocorridas entre a noite de quinta-feira (2) e grande parte de sábado (4) nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná provocaram a elevação do volume das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

Leia também:
Ingresso para o lado argentino das Cataratas custará quase R$ 200

Publicidade

Dados de monitoramento – atualizados, de hora em hora, pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) – apontam que a vazão nas quedas do Rio Iguaçu alcançou pico de 8.390 metros cúbicos por segundo (m³/s) às 18h de sábado (4).

Vazão de água nas Cataratas durante a tarde de sábado (4). Gráfico: Copel
Vazão de água nas Cataratas durante a tarde de sábado (4). Gráfico: Copel

Tal fluxo representa quantidade quase seis vezes acima do referencial de 1.500m³/s, considerado o normal nas Cataratas do Iguaçu.

Na manhã de domingo (5), durante a realização da 15.ª Meia Maratona das Cataratas (clique aqui para ver o resultado), a vazão era de 7.340m³/s, quase cinco vezes acima da média. Nesta segunda (6), às 9h, estava em 5.010m³/s.

Percurso da prova é único, com trechos junto às Cataratas e em meio à vegetação do parque. Foto: Marcos Labanca/Urbia Cataratas
Cataratas do Iguaçu com vazão quase cinco vezes acima da média durante a corrida. Foto: Marcos Labanca/Urbia Cataratas

A perspectiva para os próximos dias é de continuidade de volumes acima da média, pelo menos até quarta-feira (8). O monitoramento da bacia hidrográfica do Rio Iguaçu pode ser acompanhado clicando aqui.

Atletas da Meia Maratona passam em frente às Cataratas na manhã de domingo (5). Foto: Edison Emerson/Urbia Cataratas
Atletas da Meia Maratona passam em frente às Cataratas na manhã de domingo (5). Foto: Edison Emerson/Urbia Cataratas

Visitas turísticas

O Parque Nacional do Iguaçu (Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Argentina) estão abertos para visitas turísticas.

No lado brasileiro, todas as passarelas e mirantes estão habilitados. No lado argentino, a passarela da Garganta do Diabo, danificada pela cheia de outubro de 2023, está sendo reconstruída e tem previsão de reinauguração até julho de 2024 (clique aqui para ver as fotos).

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.