Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Turismo » Cidade argentina da fronteira quer cobrar taxa municipal de turistas

Turismo

Lado argentino

Cidade argentina da fronteira quer cobrar taxa municipal de turistas

Medida planejada pela prefeitura de Wanda é similar à já aplicada em Puerto Iguazú; operadores questionam a medida.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Cidade argentina da fronteira quer cobrar taxa municipal de turistas
Vice-presidente da Argentina, Victoria Villarruel (ao centro), em visita às minas de Wanda. Foto: Gentileza/Prefeitura de Wanda

A partir de fevereiro, a prefeitura de Wanda, a 50 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu, pretende aplicar a Taxa Ecoturística Municipal. A medida é similar à taxa já existente na também argentina Puerto Iguazú.

Leia também:
Hotelaria de Puerto Iguazú celebra bons números do início de 2026

De acordo a prefeita Romina Faccio, a Taxa Ecoturística Municipal tem como objetivo bancar investimentos necessários para melhorar o turismo na cidade.

Wanda apresenta como atrativo principal as minas de pedras preciosas, visitadas por turistas da própria Argentina e dos países vizinhos, a exemplo de Brasil e Paraguai.

“O dinheiro arrecadado será revertido em obras como iluminação, calçadas e caminhos acessíveis. O primeiro mês terá caráter principalmente informativo. A cobrança estará a cargo das equipes de Fiscalização e Trânsito do município”, detalhou a prefeita, citada pelo jornal El Territorio.

A aprovação da taxa na Câmara Municipal da cidade argentina ocorreu em novembro do ano passado, com previsão de entrada em vigor em fevereiro de 2026.

A prefeitura de Wanda quer que os próprios atrativos façam o recolhimento da taxa, situação que desagradou aos gestores de locais como a Compañía Minera de Wanda.

“Buscamos o diálogo sempre, tratando de saber o destino desses fundos, como, por exemplo, arrumar as ruas”, afirmou Leandro Zdanovicz, representante da companhia, ao El Territorio. “Mas nunca nos disseram nada.”

A taxa custará a partir de P$ 1 mil (cerca de R$ 4), conforme o tipo de veículo. Para as motos, por exemplo, a cobrança ficará em P$ 2 mil. Para carros de passeio, o decreto prevê P$ 5 mil, enquanto os ônibus para mais de 50 passageiros terão tarifa de P$ 100 mil.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    4 comentários em “Cidade argentina da fronteira quer cobrar taxa municipal de turistas”

    1. Alberico Bergamin da Silva

      Bom dia!
      Suas matérias são sempre ótimas.
      Por gentileza, eu saindo de Iguaçu AR
      Para chegar em Capanema PR a estrada é boa?

    2. Anderson

      Taxa turística pra quem vai nos atrativos até é compreensível. Mas já tive que pagar mais de uma vez em Porto Iguaçu sendo que só estou passando pela rodovia, nem paro na cidade.

    3. Anderson

      Alberico, se for pela rodovia (por Wanda) é ótima, vale muito a pena. Se for pela estrada do parque, é estrada de chão.

    4. Gustavo

      Essas taxas são mais uma sem vergonhice, o sujeito que vai visitar gasta na cidade, movimenta a economia e é extorquido para encher bolso de político safado.
      Infelizmente acontece no Brasil também. Sem vergonhas!

    Os comentários estão encerrado.