Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Últimas Notícias » Tire suas dúvidas sobre turismo em Foz do Iguaçu — Guia Rápido do Viajante

Turismo

Perguntas e respostas

Tire suas dúvidas sobre turismo em Foz do Iguaçu — Guia Rápido do Viajante

Material elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo responde às perguntas mais comuns feitas por quem está vindo à cidade.

5 min de leitura
Tire suas dúvidas sobre turismo em Foz do Iguaçu — Guia Rápido do Viajante
Marco das Três Fronteiras, atrativo localizado no encontro dos rios em Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

A Secretaria Municipal de Turismo publicou na internet, no último dia 14, seu Guia Rápido para o Viajante de Primeira Viagem em Foz do Iguaçu.

Leia também:
Guia de segurança para turistas em Foz do Iguaçu e na fronteira

O material lista oito das perguntas mais comuns recebidas pela instituição, como a melhor época para visitar a cidade, voltagem da rede elétrica e documentação.

Publicidade

A lista inclui, ademais, recomendações de vestimentas para atividades de ecoturismo em Foz do Iguaçu, orientações sobre moedas e cartões e meios de locomoção.

Publicidade

As duas últimas perguntas abordam as opções gastronômicas no lado brasileiro da fronteira e informações sobre compras e troca de dinheiro.

Os conselhos publicados pelo órgão de turismo de Foz do Iguaçu são sintéticos, mas auxiliam a tirar as primeiras dúvidas.

Publicidade

Outros conteúdos publicados no site https://www.destino.foz.br/ trazem informações adicionais, como sugestões de roteiros e orientações sobre como usar o transporte coletivo.

Já para orientação personalizada, o turismo de Foz do Iguaçu conta com o telefone 0800 045 1516 (ligação gratuita). Perfil no Instagram: @fozdestinodomundo.

Publicidade

O H2FOZ reproduz na íntegra, abaixo, as orientações do guia elaborado pela pasta.

Guia Rápido para o Viajante de Primeira Viagem em Foz do Iguaçu

Está vindo para Foz do Iguaçu e tem dúvidas sobre o que te espera? Preparamos um pequeno guia com as perguntas mais frequentes para te ajudar a planejar sua viagem.

1. Qual é a melhor época para visitar Foz do Iguaçu?

A cidade é linda o ano todo, mas a melhor época depende do que você busca. Se quiser ver o maior volume de água nas Cataratas e aproveitar o calor, vá de dezembro a fevereiro. Para um clima mais ameno e menos chuva, os meses de outono e primavera, março a maio e setembro a novembro, são ideais. Já no inverno (junho a agosto), as temperaturas são mais baixas e as chuvas menos frequentes.

2. Em Foz do Iguaçu a voltagem é 110V ou 220V?

Essa é uma pergunta muito importante! Em Foz do Iguaçu, a voltagem padrão é de 110V, mas é importante verificar a voltagem específica do local onde se pretende usar os aparelhos, pois alguns estabelecimentos podem ter redes de 220V. A dica é sempre checar na hospedagem escolhida, se puder, trazer um adaptador universal.

3. Preciso de visto para visitar?

Se você é estrangeiro, saiba que a resposta a essa pergunta depende de qual país você vem. Para os cidadãos dos países do Mercosul, geralmente basta o RG ou passaporte válido. Se você é de outro país, consulte as exigências no site oficial de imigração do Brasil.

Porém se está pensando em cruzar as fronteiras e ir conhecer Ciudad Del Este, no Paraguai, ou Puerto Iguazú, na Argentina, é importante verificar as regras de visitação atualizadas nas embaixadas e consulados dos países, a depender de qual é seu local de origem.

4. Preciso de algum tipo de roupa especial para os passeios?

A regra é conforto! Especialmente nas Cataratas e no Parque das Aves, ou em outras atividades que envolvem ecoturismo, use roupas leves e calçados confortáveis para caminhada. Não se esqueça de levar protetor solar, boné ou chapéu, e uma capa de chuva (ou roupa extra) se for fazer passeios de barco, como o Macuco Safari.

5. Qual moeda devo usar? Aceitam cartão de crédito?

No Brasil, a moeda oficial é o Real (R$). É recomendado ter dinheiro em espécie para pequenas compras ou locais que não aceitam cartão. No entanto, a maioria dos restaurantes, lojas e agências de turismo aceitam cartões de crédito e débito. Se for visitar a Argentina ou o Paraguai, é bom ter moedas locais (Peso Argentino e Guarani) ou dólares.

6. Como posso me locomover na cidade?

Foz do Iguaçu oferece diversas opções de transporte para todos os gostos e orçamentos. Você pode usar os aplicativos de transporte (como Uber e 99), que são muito populares e práticos. Os táxis também estão amplamente disponíveis. Para quem busca uma opção mais econômica, o sistema de transporte público por ônibus é eficiente e abrange grande parte da cidade e das principais atrações turísticas. O aluguel de carros é uma excelente alternativa para quem busca total autonomia e os Transfer para quem gosta de conforto e não quer se preocupar com os caminhos.

7. Onde posso comer em Foz do Iguaçu? A cidade tem opções gastronômicas variadas?

A gastronomia de Foz do Iguaçu é tão diversificada quanto sua cultura! A cidade é um verdadeiro caldeirão cultural, com a forte presença de imigrantes que trouxeram suas culinárias. Além da tradicional comida brasileira, churrascarias e pratos locais, você pode saborear a deliciosa culinária árabe, chinesa, italiana, japonesa e muitas outras. Inclusive, a herança cultural desses povos pode ser vista em locais como a Mesquita Muçulmana e o Templo Budista, que são abertos à visitação.

8. Onde posso fazer compras e trocar dinheiro?

Para compras, a cidade tem shoppings, lojas de artesanato e feirinhas locais como a Feirinha da JK, mas muitos turistas aproveitam a proximidade com o Paraguai para visitar Ciudad del Este, que oferece uma enorme variedade de produtos, ou Puerto Iguazú na Argentina. Para a troca de moedas, há diversas casas de câmbio com boas cotações no centro de Foz do Iguaçu. O ideal é pesquisar a cotação do dia para conseguir o melhor negócio.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário