Há exatos 14 anos, no dia 11 de novembro de 2011 (11/11/11), a região de fronteira celebrava a eleição das Cataratas do Iguaçu entre as sete maravilhas naturais do planeta.
Leia também:
Veja fotos do AquaFoz, aquário de Foz do Iguaçu, antes da inauguração
Conforme o regulamento, o concurso, organizado pela fundação suíça New Seven Wonders, passou por várias etapas. Na primeira, mais de 400 locais tiveram avaliadas suas candidaturas. Em seguida, um júri técnico reduziu o número para 28 finalistas.
A eleição mundial teve grande mobilização de brasileiros e argentinos, povos que compartilham as Cataratas do Iguaçu. Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú atuaram de forma coordenada em prol da causa, com o objetivo de ampliar a visibilidade do turismo local.
No Brasil, grandes veículos de comunicação abraçaram a campanha Vote Cataratas. Na Argentina, ídolos como Lionel Messi pediram voto para a paisagem fronteiriça.
Todos os anos, a fronteira celebra o Dia das Cataratas (#CataratasDay), recordado nas duas margens do Rio Iguaçu em 11 de novembro.
No lado brasileiro, as comemorações no Parque Nacional do Iguaçu foram antecipadas para domingo (9), com entrada grátis para moradores.
Por outro lado, na Argentina, as principais atividades do #CataratasDay ocorreram nesta terça-feira (11), no Parque Nacional Iguazú, lado argentino das quedas.
Autoridades como o governador de Misiones, Hugo Passalacqua, visitaram o lado argentino da fronteira. A convite da rede hoteleira Sheraton, Passalacqua vistoriou as obras de um complexo hoteleiro em construção na cidade argentina das Cataratas.
O empreendimento, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2027, terá 120 apartamentos. O valor investido pela empresa internacional, de acordo com o governo de Misiones, gira em torno de US$ 15 milhões (cerca de R$ 83 milhões).

