Em sua visita a Foz do Iguaçu nessa quinta-feira (13), o governador do Paraná, Ratinho Junior, entregou ao Grupo Cataratas a licença ambiental para a revitalização do Espaço das Américas.
Leia também:
Com 3,3 milhões de litros de água, AquaFoz abre as portas em Foz do Iguaçu
A estrutura, localizada no encontro dos rios Iguaçu e Paraná, foi construída pelo Governo do Paraná e inaugurada em 1997. Originalmente, o governo tinha a intenção de utilizar o prédio como fórum para debates sobre desenvolvimento e integração regional.
Entretanto, com o passar dos anos, o Espaço das Américas caiu em desuso. Ademais, sofreu danos provocados por temporais e pela dificuldade de manutenção.
Concessionário do Marco das Três Fronteiras, o Grupo Cataratas pretende dar nova vida ao Espaço das Américas, como centro turístico, cultural e gastronômico.
O projeto contempla reforma estrutural e arquitetônica, preservando a identidade original do edifício e incorporando novos elementos.
Tais elementos incluem elevadores panorâmicos e rampas acessíveis, bem como passarelas que ligarão os diferentes níveis do terreno entre o Espaço das Américas e o Marco das Três Fronteiras.
Além disso, o Grupo Cataratas criará áreas voltadas à convivência, gastronomia e exposições, valorizando características culturais do Brasil, do Paraguai e da Argentina.
De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), o projeto para o Espaço das Américas observa integralmente as diretrizes necessárias para a emissão da licença ambiental.
As intervenções para a reforma do espaço priorizarão a sustentabilidade, utilizando estruturas de baixo impacto e que garantem a livre circulação da fauna.
O Espaço das Américas tem vista privilegiada para o encontro dos rios e das fronteiras entre Brasil, Paraguai e Argentina.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

