Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Últimas Notícias » Em paralelo ao G20, Foz do Iguaçu recebe Congresso Mundial de Biogás

Eventos

Em paralelo ao G20, Foz do Iguaçu recebe Congresso Mundial de Biogás

Evento organizado pela World Biogas Association (WBA) está marcado para o dia 1.º de outubro, no Hotel Viale Cataratas.

3 min de leitura
Em paralelo ao G20, Foz do Iguaçu recebe Congresso Mundial de Biogás
Planta de produção de biogás na área do antigo canteiro de obras de Itaipu. Foto: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec

Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, Foz do Iguaçu receberá eventos do G20, o grupo das principais economias do globo. Em paralelo, no dia 1.º de outubro, a cidade também sediará um congresso mundial na área de biogás.

Leia também:
G20 em Foz do Iguaçu movimentará R$ 7,5 milhões na economia local

Tal evento é o World Biogas Association Congress Brazil 2024, congresso internacional promovido pela World Biogas Association (WBA), a Associação Mundial do Biogás.

Com foco no desenvolvimento do biogás e da bioeconomia no Brasil, o congresso no Hotel Viale Cataratas reunirá autoridades governamentais, líderes empresariais e especialistas globais para discutir o papel do biogás na transição energética do país.

Publicidade

A atividade terá a parceria de entidades brasileiras como Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) e Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás (CIBiogás), além de Itaipu Binacional como patrocinadora.

Para a fala de abertura, estão confirmadas, por exemplo, a presença de Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu, e Charlotte Morton, diretora-executiva da WBA, além da possível presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Publicidade

A programação contempla painéis sobre a descarbonização da indústria alimentícia, gestão de resíduos e financiamento do setor de biometano, bem como os compromissos do Brasil para reduzir as emissões de metano e o papel do país na Aliança Global de Biocombustíveis.

Os participantes também terão a oportunidade de visitar a Unidade de Biometano Itaipu e a Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis, no dia 30 de setembro, seguida por uma recepção de boas-vindas no mesmo dia.

Publicidade

O biogás é o gás produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos como resíduos sólidos urbanos, alimentares, agrícolas, industriais, efluentes de pecuária e esgoto, em ambiente sem oxigênio (anaeróbio).

Composto majoritariamente por metano e dióxido de carbono, o biogás é altamente calorífico. A partir dele é possível gerar energia elétrica, térmica e veicular, sendo considerado uma energia limpa e renovável.

Nos últimos dez anos, a produção de biogás no Brasil cresceu 87%. Atualmente, são 1.365 plantas produtoras, a maior parte no setor agropecuário (80%). O maior volume de produção, contudo, vem do saneamento (63%), principalmente nos aterros sanitários.

Outras informações sobre o congresso em Foz do Iguaçu podem ser obtidas no endereço www.worldbiogasassociation.org/brazil (em inglês), onde estão disponíveis os formulários de inscrição e o detalhamento da programação.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.