O Marco das Três Fronteiras promove o carnaval mais diversificado da região trinacional, de todos os sotaques, cores e ritmos. A programação especial vai de sábado a terça-feira (14 a 17), aliando folia, cultura fronteiriça, sabores gastronômicos e o pôr do sol mais admirado e fotografado.
A agenda foi organizada para receber e acomodar todos os públicos: crianças, jovens e adultos. Ou seja, a festa é para toda a família, em um espaço de encontro para moradores e visitantes junto às águas dos rios Iguaçu e Paraná e ao seu balé, o chafariz dançante na praça principal do local.

Em quatro dias, o Marco abre para visitação a partir das 11h, com bilheteria, loja de lembranças e praça de alimentação. Em seguida, das 15h às 22h, o Restaurante Cabeza de Vaca oferece seu variado cardápio fronteiriço de pratos e bebidas, com vista para os rios que banham Argentina, Brasil e Paraguai.
Marco, carnaval das Três Fronteiras
O percurso dos “unidos da diversão”, o carnaval do Marco das Três Fronteiras, segue o seguinte itinerário:
• das 17h às 18h30: pagode com Benito Ribeiro e Banda;
• das 18h30 às 20h30: apresentações culturais fixas do Marco, sendo:
- A Lenda das Cataratas (a história de Naipi e Tarobá e a origem das Cataratas do Iguaçu);
- Minueto (influência europeia no Sul do Brasil);
- Malambo Argentino (inclui as tradicionais boleadoras);
- encerramento com o Show 3 Fronteiras, com danças típicas do Brasil, da Argentina e do Paraguai, como frevo, samba, tango e polca paraguaia.
Marchinhas e interação
Ainda resta energia? Porque tem mais: o “fecha” da folia é com repertório de marchinhas e momentos de interação, em que os artistas convidam o público a formar uma grande roda, dançar e cantar na praça ao ar livre, junto ao obelisco centenário que referenda a união dos povos e países.
“E teremos uma coreografia com os bailarinos de carnaval como entrada. Em seguida, a porta-bandeira de sala fará a sua estreia, com o figurino especialmente bordado com o tema sol, que é o nosso slogan”, realça Dayse Beverly, diretora da DY Produções Artísticas.
A DY é a empresa responsável pelas produções culturais do Marco das Três Fronteiras. Dayse prossegue reforçando o convite à folia. “Depois, tem as passistas e os bailarinos, que chamam os visitantes para dançar, sob o embalo das marchinhas.”

Marco das Três Fronteiras
Na conexão entre Brasil, Argentina e Paraguai, em que se contempla os três países de um único ponto, o Marco das Três Fronteiras é um dos principais atrativos turísticos da região fronteiriça. Conta com parquinho infantil, praça gastronômica, apresentações culturais diárias e estrutura voltada ao lazer de visitantes de todas as idades.
Carnaval no Marco das Três Fronteiras
11h: abertura da bilheteria, loja e lanchonete
Das 15h às 22h: Restaurante Cabeza de Vaca
Ingressos: marcodastresfronteiras.com.br
Redes sociais: @marco3fronteiras
Atrações artísticas (diariamente)
- Das 17h às 18h30: Benito Ribeiro e banda (pagode na praça gastronômica)
- Das 18h30 às 20h30: apresentações culturais: A Lenda das Cataratas; Minueto; Malambo Argentino; Show 3 Fronteiras.


