Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Turismo » Gastronomia » Pesadelo na Cozinha: equipe de Jacquin faz cardápio para repaginar restaurante em Foz

Gastronomia

Reality em Foz

Pesadelo na Cozinha: equipe de Jacquin faz cardápio para repaginar restaurante em Foz

Equipe do chef francês conta com 58 pessoas na cidade; restaurante escolhido está sendo reformado e vai ganhar novo cardápio

3 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Pesadelo na Cozinha: equipe de Jacquin faz cardápio para repaginar restaurante em Foz
“O nosso maior prazer é ver as pessoas evoluindo e ver eles crescerem, diz chef Peter. Foto: Denise Paro

A equipe do chef francês Erick Jacquin prepara um novo cardápio para o restaurante de Foz do Iguaçu escolhido para fazer parte da quinta temporada do reality Pesadelo na Cozinha. Nesta quinta, 12, itens do menu estavam sendo preparados na cozinha do Mercado Público Barrageiro.

Leia também: Erick Jacquin em Foz do Iguaçu: Pesadelo na Cozinha

Jacquin e a produção do programa estão em Foz do Iguaçu desde domingo para as gravações e, nesta sexta-feira,13, entregam o restaurante, que fica na Vila A, repaginado e com um novo cardápio.

Chef consultor do programa e responsável pela logística gastronômica, Peter Katzenbeisser diz que o cardápio é elaborado ao longo da semana para ser entregue na sexta. Na quinta, é feito um treinamento teórico e prático com a equipe do restaurante.

Segundo ele, a pretensão é montar um cardápio harmônico, no qual todos os ingredientes “conversam no próprio cardápio”.

Para elaborar o menu e fazer os pratos, a equipe adquire os produtos em Foz, tentando valorizar pequenos produtores. “É o que sustenta o nosso país”, frisa o chef.

Katzenbeisser afirma ter conseguido muitos ingredientes com produtores locais, incluindo itens típicos vindos do Líbano, queijos diferenciados e hortifrútis da Associação dos Produtores Rurais Familiares de Foz do Iguaçu (Aprofoz), que tem uma loja no mercadão. “O nosso maior prazer é ver as pessoas evoluindo e ver eles crescerem.”

Antes do cardápio ser elaborado, explica o chef, é realizada uma pesquisa considerando, entre várias questões, características regionais. Após a construção de uma proposta, ao modo de um pré-esqueleto, ocorre uma conversa com Jacquin, que dá o aval.

Katzenbeisser conta que esteve em Foz há cerca de 15 anos e se impressionou com a cidade agora. Em sua opinião, a infraestrutura melhorou, e ele não teve dificuldades para encontrar ingredientes. “Foi muito legal ver a evolução da gastronomia, principalmente no Brasil”.

Cultura pesou a favor da escolha de Foz

Com 95 nacionalidades, Foz do Iguaçu chamou atenção da produção do programa justamente por ter uma riqueza cultural. Os produtores procuravam lugares e culturas diferentes, e o fato de a cidade concentrar a segunda maior colônia árabe-libanesa do país, depois da capital paulista, foi decisivo.

Foz teve o privilégio de ser inserida na primeira temporada do Pesadelo da Cozinha gravado fora de São Paulo. Antes, a equipe esteve em Porto Seguro e Belo Horizonte.

Ao todo, 58 pessoas da equipe do programa vieram para a cidade, entre iluminadores, maquiadores, câmeras, profissionais de gastronomia, produção, infraestrutura e obras. Eles ficam até sábado. 

Exibição

Você poderá assistir à nova temporada de Pesadelo na Cozinha no dia 20 de fevereiro, às 20h40, na plataforma HBO Max e no canal Discovery Home & Health.

Na TV aberta, os episódios começarão a ser exibidos no dia 24 de fevereiro, às 22h30, na Band, com transmissão simultânea pelo Bandplay e Band.com.br.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

    Deixe um comentário