A hotelaria de Foz do Iguaçu registrou crescimento no ano de 2025, acompanhando o bom momento vivido pela atividade turística na Terra das Cataratas.
Leia também:
Turismo de Foz reage à decisão que proíbe ônibus na Ponte da Amizade
No momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a cidade tem 122 meios de hospedagem com alvará ativo. A lista inclui 100 hotéis e resorts e 22 pousadas, que somam cerca de 29 mil leitos.
A taxa de ocupação da rede hoteleira de Foz do Iguaçu em 2025 fechou o ano em 69,94%, a maior dos últimos anos. A título de comparação, em 2023 e 2024, o índice girou em torno de 65%. Em 2021, ano fortemente afetado pela pandemia, ficou em 33%.
Conforme Carlos Silva, vice-presidente da Regional Oeste da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Paraná (ABIH Paraná), que tem sede em Foz do Iguaçu, o aprimoramento reflete, entre outros pontos, os investimentos promovidos pelo setor.
“Estamos falando de milhões de reais aplicados em construção de empreendimentos, ampliação e modernização de equipamentos hoteleiros, inovação e qualificação da mão de obra. Esse conjunto de investimentos acelera o crescimento do destino”, avaliou.
Para Carlos Silva, o bom momento vivido pelo setor consolida o trabalho da gestão integrada do turismo. O modelo adotado em Foz do Iguaçu tem como base a colaboração entre poder público, iniciativa privada e entidades representativas.
Atualmente, a Terra das Cataratas possui um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, com capacidade simultânea para quase 30 mil hóspedes.
Para 2026, o setor projeta ampliação no número de leitos em Foz do Iguaçu, pois há hotéis em construção ou em reforma nas diferentes regiões da cidade.
(Com informações da ABIH Paraná — Regional Oeste)

