Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão com vagas abertas para o Mestrado Interinstitucional (Minter) em Turismo, gratuito.
Leia também:
Unila abre 700 vagas em 29 graduações gratuitas pelo Sisu
Com duração total de 24 meses, o curso contará com carga mínima de 360 horas, distribuídas em módulos quinzenais presenciais, às sextas e sábados, em Foz do Iguaçu.
O prazo para inscrições no mestrado irá até 27 de fevereiro de 2026, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN.
De acordo com o Itaipu Parquetec, o público-alvo do curso são profissionais, gestores públicos, empreendedores e residentes na área de abrangência de Itaipu. Tal área cobre os 399 municípios do Paraná e 35 do Sul do Mato Grosso do Sul.
O mestrado tem como objetivo central formar profissionais de alto nível para atuarem de forma crítica e especializada no planejamento, na gestão e no desenvolvimento do turismo, fortalecendo a produção científica aplicada e promovendo a articulação entre academia, setor produtivo e políticas públicas.
O Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTur) da UFRN está entre os mais bem avaliados do Brasil. Conforme a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PPGTur atingiu Conceito 5 (nota máxima) na última avaliação.
O mestrado possui duas linhas de pesquisa: Turismo e Desenvolvimento Regional e Gestão em Turismo (clique aqui para ler o edital). Logo
Distribuição das vagas do mestrado
Das 15 vagas ofertadas, seis estão destinadas a funcionários que atuem na área de turismo na usina de Itaipu ou no Itaipu Parquetec. Outras cinco têm como público-alvo candidatos dos 434 municípios da área de abrangência da binacional.
Além disso, o mestrado terá quatro vagas para ações afirmativas: duas para pessoas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas (PPIQ) e duas vagas para pessoas com deficiência (PcDs).
(Com informações do Itaipu Parquetec)

