O Visit Iguassu compartilhou, nesta semana, balanço do retorno de mídia alcançado pela exposição de Foz do Iguaçu na novela Vale Tudo, da TV Globo. O levantamento aponta impacto milionário no mercado nacional, com posterior projeção internacional.
Leia também:
Vale Tudo: veja os locais de Foz que apareceram na estreia da novela
Conforme os cálculos de audiência, somente no primeiro capítulo, mais de 17 milhões de telespectadores viram, em tempo real, as cenas gravadas na cidade.
As locações em Foz do Iguaçu incluíram o Parque Nacional, Macuco Safari, Hotel das Cataratas, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras e Sanma Hotel.
Além disso, diariamente, a novela mostra uma imagem das Cataratas do Iguaçu na abertura e no encerramento. Se fosse um anúncio publicitário, essa breve exposição já teria custado, na soma de 49 capítulos exibidos, R$ 1,6 milhão.
Incluindo audiência ao vivo, conteúdos na internet e vídeos espontâneos com a #ValeTudo, a novela já alcançou mais de 105 milhões de pessoas.
De acordo com o Visit Iguassu, o retorno de mídia para Foz do Iguaçu está avaliado em R$ 81,9 milhões no capítulo de abertura, R$ 14 milhões nos materiais apresentados antes da estreia e R$ 15 milhões em reportagens e publicações orgânicas da Globo.
As ações de pré-estreia da novela, como um todo, somaram mais de R$ 30 milhões em exposição positiva para Foz do Iguaçu. Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, valorizou o retorno alcançado.
“Cada aparição representa não só um orgulho para quem vive e trabalha pelo turismo da região, mas também uma vitrine poderosa que reforça Foz do Iguaçu no imaginário dos brasileiros”, avaliou.
Foz do Iguaçu em eventos internacionais
Em paralelo, segue o trabalho de divulgação de Foz do Iguaçu em eventos internacionais, realizado pelo Visit Iguassu, associados e parceiros públicos e privados.
O Destino Iguaçu esteve presente, por exemplo, na feira IMEX Frankfurt 2025, na Alemanha. Considerada a mais importante da Europa na área de turismo de eventos, a IMEX reuniu mais de quatro mil participantes.
Em três dias de participação no evento alemão, o Visit Iguassu fez contato direto com 130 potenciais futuros clientes para o turismo de Foz do Iguaçu.
O Destino Iguaçu também está na feira ITB China, que começou na terça (27) e seguirá até amanhã (29) em Xangai. A divulgação de Foz ocorre em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo e com a Embratur.
(Com informações do Visit Iguassu)