Despertou curiosidade, nessa segunda-feira (29), a confirmação de que Itaipu construirá um novo Centro de Recepção de Visitantes (CRV) na Região Norte de Foz do Iguaçu.
Leia também:
Itaipu anuncia construção de teatro com 500 lugares em Foz do Iguaçu
De acordo com a binacional, a estrutura ficará na Avenida Tancredo Neves, cerca de 800 metros antes da entrada da usina.
O terreno escolhido fica em frente ao Ecomuseu e pertence à Itaipu, mas abriga, atualmente, um almoxarifado da prefeitura (barracão do antigo Projeto Casulo).
Conforme o projeto apresentado nessa segunda-feira, o futuro CRV terá uma área total de 40 mil metros quadrados, com várias estruturas.
Além do espaço para chegada e saída dos visitantes do Complexo Turístico Itaipu, haverá praça de alimentação, lojas e estacionamento.
A estrutura terá, ademais, um teatro (clique aqui para saber mais), parque urbano, praça e bosque com trilha.

O investimento no novo CRV de Itaipu está orçado em R$ 89 milhões, incluído em um pacote maior projetado para o setor turístico, de R$ 150 milhões.
Atrações como o passeio Itaipu Iluminada, por exemplo, receberão melhorias como novos equipamentos de luzes e sons.
Maior investimento de Itaipu
O futuro CRV servirá como um hub para a realização de todos os passeios na usina, bem como Ecomuseu e Refúgio Biológico Bela Vista.
Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, destacou que o maior investimento já feito pela binacional no turismo auxiliará o destino como um todo.
“Vai promover o aumento da visitação e um dia a mais do turista em Foz, com mais guias trabalhando, as agências se movimentando, os hotéis com mais diárias”, observou.
A data de entrega do novo CRV de Itaipu dependerá do cronograma das obras, com expectativa de início ainda em 2025.
(Com informações de Itaipu Binacional)