O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nessa quinta-feira (2), os dados do estudo PNAD Contínua: Turismo 2024, que analisa os números do setor turístico no Brasil em 2024. O Paraná aparece em destaque.
Leia também:
Notícias do setor que movimenta a economia regional — canal de Turismo do H2FOZ
De acordo com o levantamento, o Paraná teve crescimento de 9,1% no número de visitantes nacionais em relação a 2023, chegando a 1,248 milhão.
O turismo do estado ocupou, ademais, a primeira posição no Sul do Brasil, superando Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Conforme o IBGE, o Paraná concentrou 7,4% das viagens nacionais, atrás apenas de São Paulo (24,5%), Minas Gerais (11,8%) e Bahia (7,4%). O estado ficou à frente, por exemplo, do Rio de Janeiro, que contribuiu com 6,4% do público nacional.
Outro dado animador para o turismo paranaense diz respeito ao gasto per capita. Por dia, cada turista brasileiro que visitou o estado gastou, em média, R$ 270, número ligeiramente superior à média nacional.
Entretanto, quem escolheu o Paraná como destino ficou uma noite a menos que em outros estados do país. Conforme os dados da PNAD Contínua, a estada média em solo paranaense fechou em 5,8 pernoites, contra 6,9 na média geral.
Paranaense viajou mais em 2024
O levantamento do IBGE revelou também a importância do Paraná como destino emissor de turistas. No ano passado, 1,52 milhão de paranaenses fizeram algum tipo de viagem nacional, crescimento de 12,9% na comparação com 2023.
Quanto ao meio de transporte, 62,9% dos viajantes paranaenses usaram o carro, particular ou de empresa. Em seguida, apareceram o avião (12%), o ônibus de linha (9%) e o ônibus de excursão/fretado (6%).
Em relação ao tipo de hospedagem, 41,8% dos viajantes do Paraná usaram como base a casa de parentes ou amigos. Hotéis representaram 19,1% da procura. Imóveis por temporada (AirBnB e similares) compuseram 6,3% da preferência.
Além disso, o estudo aponta os principais motivos para as viagens dos paranaenses, com destaque para lazer (39%), visitas a familiares (34%) e tratamentos de saúde (19,4%). Turistas do Paraná gastaram, em média, R$ 1.684 em suas viagens nacionais.
Para conferir os dados da PNAD Contínua: Turismo 2024 na íntegra, no site do IBGE, clique aqui.