Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Últimas Notícias » Projeto Caminhos do Iguaçu recebe recursos para infraestrutura turística

Passeios

Projeto Caminhos do Iguaçu recebe recursos para infraestrutura turística

Roteiro compreende mais de 500 quilômetros em trilhas nos diversos ambientes dos municípios da Região Oeste do Paraná.

2 min de leitura
Projeto Caminhos do Iguaçu recebe recursos para infraestrutura turística
Sinalização de rota do projeto Caminhos do Iguaçu em Pato Bragado, município lindeiro ao lago de Itaipu. Foto: Assessoria/Adetur Cataratas e Caminhos

Roteiro que atravessa municípios da Região Oeste do Paraná, o projeto Caminhos do Iguaçu está ganhando um novo impulso para sua estruturação.

Leia também:
Foz do Iguaçu adere à rota Caminhos do Peabiru, de olho no ecoturismo

A Adetur Cataratas e Caminhos, entidade que coordena a iniciativa, receberá R$ 800 mil em recursos para ações de infraestrutura turística. O dinheiro tem como origem a usina de Itaipu, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Atualmente, o Caminhos do Iguaçu compreende mais de 500 quilômetros em trilhas, divididas em diversos roteiros temáticos.

Publicidade

Há, por exemplo, a Rota dos Pioneiros e a Rota da Fé. Além disso, o projeto integra um dos trechos do Caminho do Peabiru e o Caminho Coluna Prestes. Os roteiros fazem parte da Rede Brasileira de Trilhas e utilizam a metodologia recomendada pela rede.

Roteiros que integram o projeto Caminhos do Iguaçu.
Roteiros que integram o projeto Caminhos do Iguaçu. Foto: Assessoria/Adetur Cataratas e Caminhos

De acordo com a coordenadora técnica de atividades da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, o cronograma prevê a instalação de bebedouros e placas nas rotas do Caminhos do Iguaçu.

Publicidade

“Esse recurso vem para complementar ainda mais a qualificação das rotas”, destaca Moraes, citando que os investimentos beneficiarão também os moradores.

“Queremos que, além de contemplarem a beleza da região, as pessoas tenham acesso à infraestrutura de apoio, como água potável, hospedagem e alimentação, mesmo em locais mais afastados, onde não há pontos de comércio”, complementa.

Publicidade

Conforme a Adetur, o Caminhos do Iguaçu está em fase avançada de estruturação, e boa parte da sinalização ficará pronta ainda em 2025.

A iniciativa contribui ainda para o fortalecimento da rede empreendedora local, ao fomentar o turismo sustentável e valorizar a cultura e o modo de vida.

(Com informações da Adetur Cataratas e Caminhos)

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.