Quer visitar as Cataratas do Iguaçu pelo lado argentino neste mês de julho? Fique atento às recomendações da concessionária Iguazú Argentina, que opera os serviços turísticos no local.
Leia também:
Parque Nacional do Iguaçu (Brasil) amplia horários e atrativos para as férias de julho
Só no primeiro fim de semana das férias escolares de inverno, 11.538 visitantes passaram pelo Parque Nacional Iguazú. O movimento deverá crescer até o fim do mês, com as viagens de famílias argentinas, brasileiras e paraguaias à região trinacional.
A hotelaria de Puerto Iguazú, por exemplo, trabalha com projeção de ocupação superior a 70% no período. O aumento na quantidade de viajantes costuma provocar, também, filas maiores na passagem pela aduana argentina da Ponte Tancredo Neves.
Durante todo o período de férias, o lado argentino das Cataratas estará aberto diariamente, das 8h às 18h. O limite para entrada no parque, contudo, é às 16h, horário de fechamento da bilheteria.
O último trem para a estação Garganta do Diabo parte do Centro de Visitantes às 15h30. Por outro lado, as trilhas do Circuito Superior e do Circuito Inferior podem ser iniciadas até as 16h45, para ter tempo de percorrê-las até as 18h.
Ingressos para as Cataratas na Argentina
Turistas brasileiros pagam P$ 45 mil para visitar as Cataratas na Argentina. Ao câmbio de R$ 1 por P$ 220, praticado atualmente na fronteira, o valor representa cerca de R$ 205. Para comprar o ingresso na internet, acesse o endereço https://ventaweb.apn.gob.ar/.
Ao comprar o ingresso, leve em conta a previsão de demora na aduana argentina da Ponte Tancredo Neves. Nos dias de maior movimento, a espera para a travessia poderá facilmente superar as duas horas. Evite, portanto, reservar os primeiros horários do dia.
Mirante da Garganta do Diabo
Espaço mais concorrido do lado argentino das Cataratas, o mirante da Garganta do Diabo tem espaço limitado, devido às características da paisagem. Assim, a concessionária Iguazú Argentina pede aos visitantes que permaneçam no máximo 15 minutos no local.
Extensão e estimativa de tempo para percorrer as trilhas das Cataratas na Argentina:
Garganta do Diabo: 1.400 metros, 90 minutos, 100% acessível;
Circuito Superior: 1.850 metros, 120 minutos, 100% acessível;
Circuito Inferior: 1.750 metros, 90 minutos, 70% acessível;
Sendero Verde: 650 metros, 15 minutos, 100% acessível;
Sendero Macuco: 3.500 metros, 180 minutos, sem estrutura de acessibilidade.
Ademais, os visitantes podem conhecer espaços como o Centro de Interpretação Yvyrá Reta e o Território Yaguareté, que trazem informações sobre o ambiente da região.
O lado argentino das Cataratas disponibiliza serviços como guarda-volumes, cadeiras de rodas gratuitas e aluguel de carrinhos de bebês. No interior do parque, há serviços de alimentação e hidratação. O estacionamento fica aberto até as 18h30.
(Com informações da concessionária Iguazú Argentina)