Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Últimas Notícias » Temporal afeta visitas às Cataratas do Iguaçu nesta quinta-feira (5)

Passeios

Funcionamento parcial

Temporal afeta visitas às Cataratas do Iguaçu nesta quinta-feira (5)

De acordo com a concessionária Urbia Cataratas, algumas áreas do circuito turístico estão passando por vistorias e reparos.

2 min de leitura
Temporal afeta visitas às Cataratas do Iguaçu nesta quinta-feira (5)
Vazão nas Cataratas deverá subir nos próximos dias devido às chuvas em toda a bacia do Rio Iguaçu. Gráfico: Simepar
Publicidade

O temporal que atingiu a região de Foz do Iguaçu durante a madrugada provocou efeitos, também, no Parque Nacional do Iguaçu. De acordo com a concessionária Urbia Cataratas, na manhã desta quinta-feira (5), o funcionamento ocorre de forma parcial.

Leia também:
Temporal da madrugada deixa família desalojada em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu tem alerta laranja (perigo) de temporal

Publicidade

“Algumas áreas da unidade de conservação estão temporariamente fechadas para vistorias e reparos, em razão dos impactos causados pelos fortes temporais”, informa a empresa.

Aviso da concessionária Urbia Cataratas
Aviso emitido pela concessionária Urbia Cataratas

“A medida visa garantir a segurança dos visitantes e colaboradores, enquanto as equipes da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela gestão da visitação, trabalham na avaliação e recuperação das áreas afetadas”, complementa.

Conforme a concessionária, as áreas já vistoriadas e avaliadas como seguras estão com acesso livre para os visitantes. “A reabertura total será realizada conforme o avanço dos trabalhos e a liberação das demais áreas”, relata a Urbia Cataratas.

Publicidade

As atualizações sobre o funcionamento do parque estarão disponíveis nos canais oficiais no Instagram e no Facebook, bem como no site www.cataratasdoiguacu.com.br.

Temporal em Foz do Iguaçu

O temporal da madrugada desta quinta provocou estragos em várias regiões de Foz do Iguaçu, conforme matéria publicada, mais cedo, pelo H2FOZ.

Publicidade

Na Avenida das Cataratas, por exemplo, a Defesa Civil interveio em dois pontos de alagamento, na região do Boicy e nas proximidades da Rafain Churrascaria.

A maior parte da chuva caiu em áreas próximas ao Rio Iguaçu, como no bairro Porto Meira. No local, uma família teve de deixar a residência e procurar abrigo na casa de parentes, após a água da chuva invadir o imóvel.

Paradoxalmente, apesar do grande volume de precipitações nas últimas horas, a vazão das Cataratas ainda está abaixo do normal.

Às 10h, a medição da Companhia Paranaense de Energia (Copel) indicava 1.000 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de um terço menor. Nas próximas horas, contudo, o Rio Iguaçu deverá subir devido às fortes chuvas em grande parte da bacia.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.