Imagine contemplar o Universo sob um céu limpo e livre de poluição luminosa, tendo as Cataratas do Iguaçu como cenário. A partir deste sábado (12), o Parque Nacional do Iguaçu proporciona a você uma nova e única experiência sensorial.
LEIA TAMBÉM: Banho de rio e cachoeira: Parque Nacional do Iguaçu inaugura circuito (veja vídeo)
Realizada exclusivamente aos sábados, para grupos reduzidos de até 20 pessoas, a iniciativa é um verdadeiro convite ao encantamento. Ao anoitecer, o guia conduzirá o visitante a um mirante especial, que oferece uma vista privilegiada para as Cataratas do Iguaçu. No local, espreguiçadeiras, mantas e almofadas garantem conforto para que o visitante mergulhe no cosmos, literalmente com os olhos voltados para o alto.
Mais que observar o céu, o Céu das Cataratas proporciona uma imersão na cosmologia dos povos originários, especialmente a visão de mundo guarani, aliada ao conhecimento da ciência astronômica. Conceitos como Big Bang, formação de estrelas, galáxias, planetas e mistérios do Universo são apresentados em uma linguagem acessível. Isso tudo sem perder a precisão e o encantamento que o tema desperta.
O turismólogo e condutor da vivência, Marcel Bonfada, afirma que a experiência leva você a uma viagem no tempo e no espaço. “Mostramos como os povos antigos guiavam suas vidas a partir da observação do céu. O conhecimento guarani, presente em toda a experiência, nos conecta a um saber ancestral que ainda pulsa na nossa região.” Certamente, uma experiência inesquecível!
Um céu que é patrimônio
O Parque Nacional do Iguaçu oferece uma das conexões mais intensas com a natureza e o Universo em todo o mundo. A UNESCO reconhece o parque como Patrimônio Mundial Natural, destacando sua beleza cênica e biodiversidade. Você contempla o céu na unidade de conservação e descobre outro patrimônio: o céu noturno, repleto de simbolismos culturais, mitos e descobertas que moldaram a história da humanidade.
No ambiente preservado do parque, você observa corpos celestes com uma visualização privilegiada, já que as luzes artificiais não interferem na experiência. Acima de tudo, essa vivência oferece um lembrete poético sobre a importância de conservar o meio ambiente, inclusive aquilo que está acima de nossa cabeça.
O Céu das Cataratas vai além de uma simples atividade turística. A experiência transforma quem participa, unindo ciência, história, cultura e natureza em um só momento. Contudo, as vagas são limitadas e edições semanais. O novo atrativo pretende oferecer uma vivência exclusiva e inesquecível para a descoberta das Cataratas do Iguaçu sob uma nova perspectiva: a do infinito.

Prêmio Internacional
Uma fotografia captada do Céu das Cataratas foi selecionada para o concurso global Capture the Dark. A astrofotografia da constelação da Ema, inspirada na cosmologia guarani, representa o Brasil e disputa nas categorias Júri Técnico e Votação Popular. Você pode votar pelo link (https://shre.ink/x5i9). Na sequência, é necessário confirmar seu voto por e-mail.
LEIA TAMBÉM: Foto das Cataratas concorre a prêmio internacional
Reserve sua vaga
As sessões limitam o número de participantes, por isso é necessário garantir sua vaga antecipadamente pelo site oficial: https://bit.ly/CeudasCataratas. O embarque para o passeio será exclusivamente pelo Centro de Visitantes do parque, às 18h30. O retorno ocorrerá às 20h30, em frente ao Hotel das Cataratas.
Desconto para moradores
A nova experiência funcionará de forma exclusiva, separada das atividades convencionais do Parque Nacional do Iguaçu. Entretanto, se você mora em Foz do Iguaçu ou em municípios vizinhos ao parque, garante 20% de desconto mediante comprovação de residência. Para aproveitar o benefício, realize sua reserva pelo link https://bit.ly/CeudasCataratas-PasseComunidade.