Já está disponível, na internet, o formulário de consulta pública à população sobre a nova concessão do passeio do Macuco, em Foz do Iguaçu.
Leia também:
Parque Nacional do Iguaçu amplia horários e atrativos para as férias de julho
A organização da consulta está a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Atualmente, o direito de explorar o serviço pertence à empresa Macuco Safari, que oferece passeio de barco e opções de trilhas na mata.
Até o próximo dia 9 de agosto de 2025, a sociedade civil, bem como especialistas e instituições, poderão opinar sobre a elaboração do novo edital de concessão. O endereço para registrar contribuições on-line é o https://lnkd.in/d-PCW2U4.
Não incluído no valor do ingresso do Parque Nacional do Iguaçu, o Macuco Safari está entre as atrações mais procuradas por turistas nacionais e estrangeiros.
De acordo com a atual concessionária, a entrada integral (trilha + barco) custa R$ 384 por pessoa, com desconto de 50% para moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros à unidade de conservação.
A lista de tarifas para todos os passeios e categorias de público está disponível no endereço https://macucosafari.com.br/ingressos/.
No lado argentino das Cataratas, onde também existe uma trilha chamada Macuco, os passeios de barco são operados pela empresa Iguazú Jungle.
O atual Macuco Safari funciona diariamente, no horário de expediente turístico do Parque Nacional do Iguaçu (habitualmente, das 9h às 17h).
O passeio mais procurado dura em torno de duas horas, incluindo cerca de 30 minutos de navegação pelas águas do cânion das Cataratas do Iguaçu.