Inaugurado em 1903 para simbolizar a soberania brasileira sobre o território, o Marco das Três Fronteiras completará, neste domingo (20), 122 anos de história.
Leia também:
Marco das Três Fronteiras encanta moradores e turistas nas férias de julho
Para comemorar, a direção do atrativo montou uma programação especial em Foz do Iguaçu. Conforme o cronograma, a partir das 18h, a Banda do Exército fará uma apresentação musical na praça junto ao obelisco pintado com as cores da bandeira do Brasil.
Logo após, turistas e moradores poderão conferir os shows artísticos que compõem a programação diária do Marco. As opções incluem músicas e danças, bem como manifestações culturais típicas do Brasil, do Paraguai e da Argentina.
Moradores de Foz do Iguaçu têm entrada gratuita no Marco das Três Fronteiras. De acordo com o regulamento, para usufruir o benefício, basta apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência.
A instalação do obelisco com as cores brasileiras esteve a cargo de uma equipe comandada pelo general Dionísio Cerqueira. O militar supervisionou, ademais, a instalação de outros marcos nas fronteiras paranaenses e catarinenses com a Argentina.
O marco de Foz do Iguaçu fica de frente para o obelisco argentino, instalado na barranca oposta do Rio Iguaçu, e para o obelisco paraguaio, situado na margem direita do Rio Paraná.
Desde 2015, o Grupo Cataratas administra a área ao redor do símbolo brasileiro, mantendo atrativos culturais e gastronômicos focados na história da região.
Resgate da memória do Marco
Em paralelo às comemorações pelo aniversário do Marco, a administração do complexo lançou uma campanha para reunir fotos e registros antigos do local.

A ação tem como proposta obter imagens de famílias, excursões escolares ou visitas anteriores à década de 1990. Para enviar as colaborações, basta entrar em contato com o Marco pelas redes sociais ou escrever para marketing@marcodastresfronteiras.com.br.
“Para facilitar as publicações, é importante que a pessoa informe o ano aproximado do registro e, se possível, que compartilhe uma breve lembrança, em formato de texto, relacionada à imagem”, orientam os responsáveis pela campanha.
(Com informações do Marco das Três Fronteiras)