O Marco das Três Fronteiras, um dos três atrativos públicos mais visitados de Foz do Iguaçu, superou a expectativa de público em 2025. O espaço, gerido pelo Grupo Cataratas, já ultrapassou a quantidade de turistas do ano passado e mira a chegar à marca de meio milhão de visitantes já: é contagem regressiva para os 500 mil.
Por trás dos números está uma gestão profissional, que alia diversidade e qualidade no atendimento aos visitantes. E o espaço, que ocupa uma geografia privilegiada e única na fronteira, conectando o Brasil à Argentina e ao Paraguai, no encontro dos rios Iguaçu (das Cataratas) e Paraná (que forma o reservatório da Itaipu Binacional).
O sucesso do Marco também pode ser medido pela variedade de opções em um só lugar, as quais agradam a pessoas de todas as idades. É um programa especial para fazer em família, casal ou grupo de amigos, do happy hour ao entardecer, com o pôr do sol mais bonito da região trinacional, chegando às atrações noturnas.
Marco das Três Fronteiras
O show cultural começa pontualmente às 18h30, todos os dias, com espetáculos que celebram a cultura dos três países, por meio de danças típicas e performances inspiradas na história e na ancestralidade da região, incluindo a lenda indígena da criação das Cataratas do Iguaçu. As atrações têm sido centrais para atrair tanto moradores locais quanto turistas.
“É com orgulho que contabilizamos o crescimento do número de visitantes, fruto de um trabalho feito a muitas mãos, envolvendo cada colaborador, gestão e direção”, aponta o gerente do Marco das Três Fronteiras, Cassiano Preve. “Esse resultado fortalece o turismo de Foz do Iguaçu e da região como propulsor de renda e oportunidades”, frisa.

O Marco, lembra Cassiano, foi o primeiro atrativo iguaçuense a recuperar os números anteriores à pandemia de covid-19. Para seguir crescendo, investimentos e inovações são constantes. “Enquanto celebramos essa conquista, trabalhamos intensamente para oferecer aos visitantes uma ótima experiência no fim de ano e na temporada de verão, já pensando também nas novidades para o próximo ano”, antecipa.
No radar do atrativo está, por exemplo, a revitalização do Espaço das Américas, localizado junto ao Marco. O equipamento, situado no encontro dos rios Iguaçu e Paraná, foi construído pelo Governo do Paraná e inaugurado em 1997, mas logo depois ficou abandonado e depredado.
Em visita recente a Foz do Iguaçu, o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou a licença ambiental para o Grupo Cataratas, que dará vida nova ao espaço. À reforma completa se somam a criação de elementos e áreas de convivência, gastronomia e exposições, valorizando as características culturais da Argentina, do Brasil e do Paraguai.
Verão e férias no Marco
O crescimento expressivo da visitação levou o Marco das Três Fronteiras a reforçar sua programação de verão, estendendo horários de funcionamento e introduzindo novas atrações. Entre as novidades estão apresentações de DJ e saxofonista ao pôr do sol no mirante, em um cenário que destaca a vista dos rios Iguaçu e Paraná, no encontro trinacional.

Aberto às segundas-feiras
Além disso, o atrativo passou a abrir suas portas também às segundas-feiras durante a alta temporada. O objetivo é ampliar as opções de dias e horários para a visitação, que também começa mais cedo, a partir das 11h, nos fins de semana entre dezembro e janeiro.
Integração e cultura
O atrativo, símbolo da união entre três nações sul-americanas, segue investindo em experiências para públicos diversos. A infraestrutura voltada ao turismo em família inclui parquinho para crianças, praça gastronômica e o Restaurante Cabeza.
Acompanhe o atrativo: @marco3fronteiras


