Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Últimas Notícias » Parque das Aves inaugura Mundo dos Tucanos em Foz do Iguaçu

Passeios

Parque das Aves inaugura Mundo dos Tucanos em Foz do Iguaçu

Viveiro de 700 metros quadrados abriga 13 tucanos; visita proporciona proximidade e conexão com as aves de beleza exuberante

3 min de leitura
Parque das Aves inaugura Mundo dos Tucanos em Foz do Iguaçu
O Viveiro foi pensado especialmente para o bem-estar da espécie.Foto: Marcos Labanca

Fazer uma imersão da natureza com a presença de tucanos livres em meio ao verde da Mata Atlântica. O convite irresistível é do Parque das Aves, que acaba de inaugurar um ambiente exclusivo para uma das mais charmosas espécies: o tucano.

Leia também:
Parque das Aves lança coleção de garrafas d’água sustentáveis

Com 700 metros quadrados, o viveiro Mundo dos Tucanos conta com 13 animais das espécies tucano-toco (Ramphastos toco) e tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus).

Viveiro dos Tucanos no Parque das Aves
Muitos dos tucanos foram resgatados. Foto: Marcos Labanca

A maior parte chegou ao recinto após ações de abrigo e resgate. Alguns nasceram após a eclosão de ovos apreendidos pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu em 2023.

Livres, os tucanos têm liberdade para voar de um lado a outro. Ao visitante, cabe observar e contemplar bem de perto a beleza das aves, cujas cores marcantes se destacam em meio ao verde.  

Veja o vídeo:

Parque das Aves é referência no trato com tucanos

O Mundo dos Tucanos é sonho antigo do Parque das Aves, que em 2024 completou três décadas de existência. A história do recinto está relacionada com a dos tucanos que lá estão.

Fundadora do Parque das Aves, Anna Croukamp diz que o parque tem uma experiência de 30 anos com tucanos. “Criamos um viveiro onde eles vão para sempre ficar saudáveis e alegres.”

Viveiro dos Tucanos
No Viveiro, os turistas têm proximidade com os animais. Foto: Marcos Labanca

Diretora-técnica do Parque das Aves, Paloma Bosso destaca a importância da espécie – uma das mais traficadas – para o meio ambiente. “A ideia que queremos passar é de admirar esses animais e preservando também”, frisa.

Em 2024, o Parque das Aves passou a ser Centro de Apoio à Fauna Silvestre, por receber muitos animais vítimas de ações humanas, incluindo atropelamentos, queimadas e tráfico.

No viveiro, os tucanos têm à disposição galhos para descanso, bebedouros com água corrente e uma dieta com rica vegetação nativa.

As obras do Mundo dos Tucanos tiveram início em agosto do ano passado e terminaram no início de janeiro. O viveiro tem 12 metros de altura, 15,5 metros de largura e 40 metros de comprimento.

Tucano Parque das Aves
O Parque das Aves já tem vasta experiência no trato com os tucanos. Foto: Marcos Labanca

A trilha interna, com mais de 2,6 metros de largura, fica suspensa, favorecendo a segurança sanitária dos animais e a acessibilidade dos visitantes.

Resultado do esforço da equipe de 260 colaboradores do Parque das Aves, o Mundo dos Tucanos foi concebido por Anna Croukamp, que elaborou o primeiro croqui do espaço com base em dados científicos. 

Viveiro Tucanos
Em um espaço livre, os tucanos têm liberdade para voar. Foto: Marcos Labanca

Um recinto e muitos viveiros

Com o espaço destinado aos tucanos, o Parque das Aves passa a ter seis viveiros de imersão. Os outros são:

Os Pequenos Marrons: onde há jacutinga, macuco a perdiz;

Aves de Rios e Manguezais: com guarás, garças e papagaios-de-cara-roxa;

Cecropia: com quase 300 periquitos, a maioria resgatada de situações envolvendo tráfico e maus-tratos;

Araras: com várias espécies de araras e papagaios;

Borboletas e Beija-Flores: com uma área repleta de borboletas da Mata Atlântica.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Denise Paro

Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br