No ano de 2025, a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, de Foz do Iguaçu, recebeu 71 mil visitantes. Tal marca representou crescimento de 12,7% na comparação com o total de 2024, quando 63 mil pessoas conheceram o espaço.
Leia também:
Alta visitação reacende debate sobre filas no Parque Nacional do Iguaçu
De acordo com a assessoria do templo, os brasileiros lideraram as estatísticas, seguidos por estrangeiros procedentes do Chile e da Argentina.
Inaugurada em 1983, a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab está incluída nos roteiros de turismo cultural e religioso em Foz do Iguaçu.
A arquitetura do templo, inspirada na Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, possui uma grande cúpula e dois minaretes (torres) de 31 metros.
Os minaretes estão entre os destaques da paisagem da região conhecida como Bairro Árabe de Foz do Iguaçu. Ao redor da mesquita, por exemplo, ficam lojas e restaurantes da comunidade árabe local. O templo, inclusive, opera uma loja própria.
A visita guiada à mesquita é inédita no Brasil e oferece conteúdos sobre o islã e a cultura da comunidade de origem árabe, presente há décadas na região.
Informações relacionadas a horários e ingressos estão disponíveis no endereço oficial www.mesquitafoz.com.br. É possível, além disso, obter informações pelo WhatsApp: (45) 99116-6229.
As regras para visitar a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab incluem usar roupas respeitosas, que cubram ombros e joelhos. O local fornece véus para as mulheres durante as visitas.
A visita ao templo, que fica na Rua Meca, n.º 599, pode ter como complemento uma refeição ou um café nos restaurantes e cafeterias árabes dos arredores. A loja da mesquita conta, ademais, com itens culturais, religiosos e produtos típicos.
(Com informações da assessoria)

