A atividade turística contemporânea busca cada vez mais imersão cultural, contato com a comunidade e interação do visitante com o morador e sua ambiência. É o que propõe o Food Walking Tour, nova experiência que convida a descobrir Foz do Iguaçu e as Três Fronteiras por meio de seus sabores, unindo turismo, gastronomia e história.
ASSISTA:
A caminhada guiada pela área central da cidade valoriza a autenticidade e as trocas humanas, uma ponte entre culturas em que a história local é contada por meio da degustação de pratos emblemáticos. A iniciativa é da Let’s Go Iguassu, operadora reconhecida por criar e manter produtos autênticos que conectam os visitantes ao patrimônio cultural local.
Food Walking Tour passa por cinco empreendimentos gastronômicos. No caminho, muita conversa e informações sobre Foz do Iguaçu e seus moradores, sob a condução da guia de turismo Bruna Steckling. A profissional atua há sete anos, movida pelo propósito de mostrar e levar visitantes a lugares que proporcionam múltiplos olhares sobre a cidade.
“Durante a caminhada pelo centro, apresentamos a história local a partir da degustação de pratos da nossa região”, reforça. “Em cada um desses locais, provamos um prato característico e vamos descobrindo um pouco mais das particularidades e curiosidades da cidade e da região. É um mergulho na identidade de Foz do Iguaçu, usando a gastronomia como guia”, sublinha Bruna.
Walking tour Foz
Nos estabelecimentos, é hora de ouvir sobre o fazer e as memórias afetivas e gustativas envolvendo as receitas. E apreciar. A chipa é o sabor do Paraguai, presente na edição inaugural do passeio sensitivo, enquanto um dos doces mais populares da América do Sul, o alfajor, representa a Argentina. As Três Fronteiras ficam completas com receitas singulares de coxinha e brigadeiro, pelo Brasil.

A imersão por cheiros, gostos, temperos e preparos inclui pratos da culinária árabe, comunidade que adiciona ao cosmopolitismo da região trinacional inúmeras referências culturais. Além disso, não ficam de fora os sorvetes — muitos —, sendo os de frutas os ideais para a conexão com a Mata Atlântica e a tropicalidade marcadamente brasileiras.
Descobrir, sentir, interagir
O conceito de walking tour é uma tendência no turismo, porque aproxima o viajante dos bens culturais e naturais do destino e possibilita a imersão na cultura local. Surgido na Europa, no Brasil tem rotas de destaque em cidades como São Paulo, Paraty, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. É considerado uma experiência completa, ideal para quem almeja desbravar, descobrir, sentir e interagir.

Vamos?
Operadora do Food Walking Tour, a Let’s Go Iguassu foi criada a partir da ideia de compartilhar conhecimento sobre destinos com outros viajantes, com enfoque no turismo de experiência. Assim, oferece passeios voltados à conexão do visitante com a cultura, a natureza e as pessoas que vivem no destino. Possui sedes em Foz do Iguaçu e em Ubatuba (SP).
Saiba mais: @letsgoiguassu.


