O Itaipu Parquetec divulgou, nesta quarta-feira (12), os dados das edições mais recentes da Pesquisa de Demanda Turística de Foz do Iguaçu. Os trabalhos coletaram informações de perfil dos visitantes que procuram os atrativos da Terra das Cataratas.
Leia também:
Veja fotos do AquaFoz, aquário de Foz do Iguaçu, antes da inauguração
Os estudos, realizados por meio do Observatório Nacional de Turismo Sustentável, levaram em conta dois períodos do ano: julho (alta temporada) e setembro (baixa temporada).
As coletas aconteceram em cinco pontos estratégicos de Foz do Iguaçu, como as pontes fronteiriças, rodoviária, aeroporto e BR-277 (posto da PRF). A amostragem incluiu turistas brasileiros e estrangeiros, residentes a mais de cem quilômetros de Foz do Iguaçu.
Em julho, foram coletados 755 questionários, enquanto em setembro o número chegou a 645. As margens de erro, de acordo com o Itaipu Parquetec, estão estimadas em 3,5% para os dados de julho e 4% para setembro.
As informações incluem dados como gênero, estado civil, faixa etária e grau de escolaridade, bem como renda familiar média, ocupação e procedência.
Além disso, compilam gasto médio por pessoa durante a viagem, meio de transporte utilizado, fontes de informação sobre Foz do Iguaçu e outros dados relevantes.
Estudo de julho de 2025, na íntegra: clique aqui.
Estudo de setembro de 2025, na íntegra: clique aqui.
Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, enfatizou que as pesquisas ajudam a compreender a dinâmica das viagens em Foz do Iguaçu.
“Essa continuidade tem gerado dados estratégicos que orientam decisões públicas e privadas, aprimoram a experiência do visitante e impulsionam o desenvolvimento de produtos turísticos mais alinhados às novas tendências do mercado”, avaliou.
Para conferir todas as pesquisas realizadas pelo Itaipu Parquetec sobre o turismo em Foz do Iguaçu, clique aqui.

