Integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Foz do Iguaçu fizeram, na última segunda-feira (7), visita técnica à aduana brasileira da Ponte da Amizade. No local, a comitiva foi recebida por uma equipe da Receita Federal do Brasil (RFB).
Leia também:
Protesto na Argentina pede agilidade na aduana de Puerto Iguazú
Em pauta, as discussões para a criação de um corredor turístico preferencial na fronteira entre Brasil e Paraguai. A medida tem como objetivo facilitar a travessia de turistas e diminuir o tempo de espera para fiscalização.

De acordo com o Comtur, o foco da visita técnica foi conhecer a estrutura aduaneira na Ponte da Amizade e avaliar a viabilidade da proposta. A atividade também marcou o início das atividades do Grupo de Trabalho de Mobilidade e Meio Ambiente do colegiado.
Diogo Marcel Araújo, presidente do Comtur, declarou satisfação por perceber que a iniciativa está, de fato, ganhando andamento.
“A visita técnica na Ponte da Amizade marca o primeiro passo para buscar um diálogo e soluções em relação ao fluxo de turistas no local”, avaliou. “O Comtur está com um diálogo muito próximo à Receita Federal, à Polícia Federal e instituições parceiras.”
Daniel Messias Linck, chefe da Divisão de Conferência de Bagagem da RFB, disse que uma das etapas para a criação do corredor envolve o cadastramento de veículos.
“Táxis e vans de turismo cadastrados terão um acesso diferenciado pela Ponte da Amizade, a princípio, somente no sentido Paraguai–Brasil. Posteriormente, no sentido Brasil–Paraguai”, indicou.
Fluxo na Ponte da Amizade
O trabalho para a futura implantação de um corredor turístico preferencial no local também inclui a capacitação de motoristas e guias. Assim, os profissionais poderão repassar aos clientes informações sobre cotas e itens permitidos ou proibidos.
“Isso trará uma segurança muito maior aos visitantes e será um importante passo para desenvolver e fomentar o turismo na cidade”, apontou o servidor da RFB.
A abertura da Ponte da Integração, ainda sem data confirmada, também contribuirá para a melhoria do trânsito na Ponte da Amizade. Brasil e Paraguai planejam direcionar todo o fluxo de caminhões para a nova passarela fronteiriça.
(Com informações do Comtur)