Está marcado para a noite desta quinta-feira (29), a partir das 19h, o início da circulação dos ônibus de turismo fretados pela Ponte da Integração Brasil–Paraguai.
Leia também:
Ponte da Integração: veja a rota para os ônibus de turismo no Paraguai
Das 19h às 7h, os coletivos que não têm Foz do Iguaçu ou Ciudad del Este como destino terão de passar, obrigatoriamente, pela nova ponte. Das 7h às 19h, por sua vez, a travessia continuará ocorrendo pela Ponte da Amizade.
A definição da nova etapa de circulação de veículos pela Ponte da Integração esteve a cargo dos órgãos governamentais que integram a Comissão Mista Brasil–Paraguai.
Inicialmente, o cronograma previa início no dia 19 de janeiro, com proibição total de passagem dos coletivos pela Ponte da Amizade, inclusive, durante o dia. Após críticas do setor de turismo, contudo, o colegiado reajustou a data e o alcance da medida.
No caso de um ônibus de excursão que transporte turistas entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, por exemplo, a passagem pela Ponte da Amizade continuará liberada a qualquer hora do dia.
Já um ônibus de turismo levando passageiros de Assunção para o litoral brasileiro (e vice-versa), entre as 19h e as 7h, terá de passar pela Ponte da Integração. Logo
Acessos à Ponte da Integração
No lado brasileiro, a rota de acesso à nova via fronteiriça engloba a rodovia Perimetral Leste, que contorna a área urbana de Foz do Iguaçu.
No Paraguai, as autoridades definiram rotas de entrada e saída da Ponte da Integração, passando pelo perímetro de Presidente Franco. Para conferir o mapa com os trajetos predefinidos, compartilhado em publicação anterior do H2FOZ, clique aqui.
A abertura total da Ponte da Integração, 24 horas, para todos os tipos de veículos, deverá ocorrer somente em 2027. A demora se deve à necessidade de conclusão das obras de acesso à cabeceira paraguaia, com previsão de entrega em dezembro de 2026. Logo

