O Diário Oficial da União trouxe, na manhã desta segunda (11), a autorização para o funcionamento de mais uma loja duty free em Foz do Iguaçu.
Leia também:
Confira como funciona a cota de compras nos free shops de Foz do Iguaçu
Datado de 5 de agosto de 2025, mas publicado nesta segunda, o Ato Declaratório Executivo SRRF09 n.º 32, da Receita Federal do Brasil, libera o funcionamento da empresa Dufry Lojas Francas Ltda.
A loja duty free, pertencente ao Grupo Dufry, está em fase final de instalação no piso L2 do Shopping Catuaí Palladium. O centro de compras está situado na Avenida das Cataratas. No local, já operam outras duas lojas francas: Cellshop e Paris.
O documento, assinado pelo superintendente Fabio Eduardo Boschi, “entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União”. A data de abertura da loja, contudo, ainda depende de anúncio oficial dos responsáveis pelo empreendimento.
Atualização – 15/8: de acordo com a assessoria do Shopping Catuaí Palladium, a abertura da loja com 1,2 mil metros quadrados está prevista para o fim de agosto.
Lojas francas em Foz do Iguaçu
Assim, os shoppings de Foz do Iguaçu passarão a contar com quatro lojas do tipo duty free: Cellshop, Paris e Dufry, no Catuaí Palladium, e Liberty, no Cataratas JL.
Além disso, a cidade tem lojas francas no aeroporto (Cellshop) e na Vila Yolanda (Oda). Há uma solicitação em andamento, ademais, para a abertura de um duty free no corredor turístico da BR-469 (Rodovia das Cataratas).
Por outro lado, duas lojas francas no centro de Foz fecharam as portas, enquanto uma terceira, autorizada para a Avenida Brasil, sequer chegou a abrir.
De origem suíça, o Dufry tem unidades em alguns dos aeroportos mais movimentados do Brasil, como Galeão (Rio de Janeiro) e Guarulhos (São Paulo). O empreendimento em Foz do Iguaçu será o primeiro do grupo na região.
Para ler a íntegra da autorização no Diário Oficial da União, clique aqui.
Qual a diferença entre Duty-free em Foz do Iguaçu e a Black Friday? Apesar de nos dois casos você pagar o dobro pela metade do preço e ambos pagarem impostos normalmente, Duty-free quer dizer, “livre de impostos.”
Leo, a Black Friday é uma ação de marketing, uma promoção de vendas; enquanto as lojas francas possuem suspensão de impostos para a venda destinada a pessoas físicas dentro do limite da cota. Portanto, a carga tributária quando você adquire a mercadoria de loja franca é muito menor do que no mercado nacional comum.