O seguro saúde para estrangeiros não foi cobrado nesta terça-feira, 1.º, de turistas, trabalhadores e estudantes que ingressaram na Argentina via aduana de Puerto Iguazú, fronteira com Foz do Iguaçu.
A medida havia sido anunciada, no início de junho, com base no Decreto 366/2025 e passaria a valer a partir de hoje. A imprensa do país vizinho chegou a publicar que o seguro seria exigido em aeroportos, terminais portuários e fronteiras.
Na província de Misiones, onde está Puerto Iguazú, o seguro, por enquanto, será exigido apenas pelos hospitais, caso o turista precise utilizar o serviço.
Por isso, não é necessário apresentar o seguro saúde na entrada do país.
Guia de turismo com atuação na Argentina, o brasileiro Eder Dorneles informou que o ingresso via Puerto Iguazú segue sem nenhuma exigência em relação ao seguro saúde para quem vai ficar um ou mais dias no país.
Os turistas que permanecem mais de um dia geralmente já contratam o seguro internacional, por isso não houve alteração no fluxo. “Quando os clientes já compram o pacote na origem, já vem com o seguro”, relatou.
A exigência do seguro saúde para estrangeiros faz parte da reforma migratória anunciada pelo presidente Javier Milei.