Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Turismo » Governo oficializa território turístico Cataratas do Iguaçu e Caminhos

Turismo

Integração regional

Governo oficializa território turístico Cataratas do Iguaçu e Caminhos

Reconhecimento oficial ampliará o desenvolvimento de ações conjuntas entre Foz do Iguaçu e municípios da região do lago de Itaipu.

2 min de leitura
Governo oficializa território turístico Cataratas do Iguaçu e Caminhos
Território Turístico Cataratas e Caminhos integra 20 municípios da região. Foto: Laís Ribeiro/Adetur Cataratas e Caminhos

O Governo do Paraná reconheceu oficialmente, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), a criação do Território Turístico Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu.

Leia também:
Agosto com recordes históricos nos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu

O reconhecimento ocorreu no último dia 28, durante cerimônia em Foz do Iguaçu, com a presença de Leonaldo Paranhos, secretário estadual de Turismo.

De acordo com a Adetur Cataratas do Iguaçu e Caminhos, entidade coordenadora das ações de governança regional, a região está composta por 20 municípios.

Conforme a lista divulgada, o território abrange Céu Azul, Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Ramilândia, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Terra Roxa.

Foz do Iguaçu, terra das Cataratas do Iguaçu e da usina de Itaipu, figura como principal porta de entrada para a região. Os atrativos dos demais municípios incluem pontos como as praias do lago de Itaipu, trilhas no campo e patrimônio cultural.

O reconhecimento integra o programa estadual 18 Territórios, Um Só Destino, coordenado pela Setu. A ação tem como objetivo descentralizar o turismo no Paraná, bem como valorizar os potenciais de cada uma das regiões do estado.

Fortalecimento das atividades

Sandra Finkler, presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, agradeceu ao governo estadual a oficialização do território turístico.

“A oficialização vem agregar ao trabalho já existente numa visão de territorialidade. Então,

estamos juntos com o Governo do Estado, somos um braço executor para aumentar e melhorar a qualidade do turismo da nossa região”, afirmou.

Já o secretário Leonaldo Paranhos disse que a implantação representa “um marco para o desenvolvimento econômico sustentável e para o fortalecimento da identidade regional”.

Durante o encontro, os representantes do Território Turístico Cataratas e Caminhos debateram estratégias para consolidar a região e ampliar a visibilidade dos atrativos.

(Com informações da Adetur Cataratas e Caminhos)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.