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Expansão aeroporto

Concessionária impulsiona aeroporto de Foz: 170 mil passageiros por mês e 2.ª maior pista do Sul do Brasil

Terminal aéreo da Terra Cataratas, administrado pela Motiva Aeroportos, soma novas rotas e investimentos em áreas de check-in e sala de embarque.

4 min de leitura
Concessionária impulsiona aeroporto de Foz: 170 mil passageiros por mês e 2.ª maior pista do Sul do Brasil
A pista de pouso e decolagem foi ampliada de 2.194 para 2.705 metros, possibilitando a operação de aeronaves de maior porte. - Foto: Motiva
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Com a segunda maior pista do Sul do Brasil e mais de 170 mil passageiros a cada mês, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu consolida uma fase de expansão. Administrado pela Motiva Aeroportos, o terminal ampliou áreas estratégicas, ganhou novas rotas e reforçou a infraestrutura para atender à crescente demanda em um dos principais destinos turísticos do país.

A extensão da pista de pouso e decolagem aumentou de 2.194 metros para 2.705 metros, permitindo ao terminal receber aeronaves de maior porte. A homologação foi efetivada em setembro deste ano, beneficiando tanto o turismo quanto o setor logístico da região das Três Fronteiras, que integra cidades da Argentina, Brasil e Paraguai.

As novas rotas e a ampliação dos pontos comerciais visam a atender ao crescente número de passageiros com qualidade e segurança, impositivo para o aeródromo — localizado em um dos principais cartões-postais do Brasil: Foz do Iguaçu, cidade que abriga as exuberantes Cataratas do Iguaçu. O aeroporto deverá fechar o ano com mais de 170 mil pessoas utilizando o terminal todos os meses e quase 40 pontos comerciais.

Investimentos

O terminal de passageiros passou por uma expansão de cinco mil metros quadrados, concluída com a entrega das obras em janeiro deste ano. – Foto: Motiva

Após investimentos que ultrapassaram R$ 390 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Aeroporto de Foz do Iguaçu passou a contar com uma infraestrutura moderna para manter os voos diretos aos principais destinos nacionais, consolidando-se como um dos três mais movimentados do Brasil fora das capitais.

A área do terminal de passageiros foi ampliada em cinco mil metros quadrados, com a entrega das obras em janeiro deste ano. O novo espaço para check-in agora possui mais de 30 balcões e esteira de bagagens automatizada. Já a sala de embarque internacional ganhou pontes, e a sala de embarque doméstico foi ampliada em 700 metros quadrados. Entre os investimentos, a Motiva também realça:

• três novos pátios, com capacidade para até 13 aeronaves categoria Charlie, a principal da aviação comercial;

• adequação das áreas de escape da pista à legislação vigente;

• construção de um terminal de cargas.

Conectividade aérea

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu está conectado aos principais centros brasileiros, com voos operados pelas grandes companhias aéreas nas seguintes rotas:

Foz–Brasília — Latam;

Foz–Curitiba — Azul;

Foz–São Paulo (Congonhas) — Latam;

Foz–São Paulo (Guarulhos) — Gol;

Foz–Rio de Janeiro (Galeão) — Gol;

Foz–Fortaleza — Gol.

Segunda maior pista do Sul do país

A concessionária assumiu os esforços para o processo de homologação da extensão da pista, investindo aproximadamente R$ 30 milhões. Foto: Motiva

A Motiva finalizou o processo de homologação da extensão da pista em setembro. Em 2 de outubro, às 6h09, ocorreu o primeiro pouso na nova estrutura — uma aeronave da JetSMART, vinda de Santiago, no Chile —, marco considerado um divisor de águas para o terminal aéreo iguaçuense. Com isso, Foz do Iguaçu passou a contar com a segunda maior pista da Região Sul, com mais de 2,7 mil metros de comprimento.

A concessionária assumiu os esforços, investindo aproximadamente R$ 30 milhões — valor superior ao estimado inicialmente devido às necessidades surgidas durante a execução das intervenções. Foram realizadas obras para atender aos requisitos do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC), exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Entre as adequações, destacam-se drenagem de pavimento, sinalização horizontal, balizamento, ajustes de terraplanagem, adequações de equipamentos meteorológicos e de auxílio à navegação aérea, além do tratamento de obstáculos e outros ajustes necessários para a homologação da extensão da pista, que não estava prevista no contrato de concessão.

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    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

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