Com a segunda maior pista do Sul do Brasil e mais de 170 mil passageiros a cada mês, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu consolida uma fase de expansão. Administrado pela Motiva Aeroportos, o terminal ampliou áreas estratégicas, ganhou novas rotas e reforçou a infraestrutura para atender à crescente demanda em um dos principais destinos turísticos do país.
A extensão da pista de pouso e decolagem aumentou de 2.194 metros para 2.705 metros, permitindo ao terminal receber aeronaves de maior porte. A homologação foi efetivada em setembro deste ano, beneficiando tanto o turismo quanto o setor logístico da região das Três Fronteiras, que integra cidades da Argentina, Brasil e Paraguai.
As novas rotas e a ampliação dos pontos comerciais visam a atender ao crescente número de passageiros com qualidade e segurança, impositivo para o aeródromo — localizado em um dos principais cartões-postais do Brasil: Foz do Iguaçu, cidade que abriga as exuberantes Cataratas do Iguaçu. O aeroporto deverá fechar o ano com mais de 170 mil pessoas utilizando o terminal todos os meses e quase 40 pontos comerciais.
Investimentos

Após investimentos que ultrapassaram R$ 390 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Aeroporto de Foz do Iguaçu passou a contar com uma infraestrutura moderna para manter os voos diretos aos principais destinos nacionais, consolidando-se como um dos três mais movimentados do Brasil fora das capitais.
A área do terminal de passageiros foi ampliada em cinco mil metros quadrados, com a entrega das obras em janeiro deste ano. O novo espaço para check-in agora possui mais de 30 balcões e esteira de bagagens automatizada. Já a sala de embarque internacional ganhou pontes, e a sala de embarque doméstico foi ampliada em 700 metros quadrados. Entre os investimentos, a Motiva também realça:
• três novos pátios, com capacidade para até 13 aeronaves categoria Charlie, a principal da aviação comercial;
• adequação das áreas de escape da pista à legislação vigente;
• construção de um terminal de cargas.
Conectividade aérea
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu está conectado aos principais centros brasileiros, com voos operados pelas grandes companhias aéreas nas seguintes rotas:
Foz–Brasília — Latam;
Foz–Curitiba — Azul;
Foz–São Paulo (Congonhas) — Latam;
Foz–São Paulo (Guarulhos) — Gol;
Foz–Rio de Janeiro (Galeão) — Gol;
Foz–Fortaleza — Gol.
Segunda maior pista do Sul do país

A Motiva finalizou o processo de homologação da extensão da pista em setembro. Em 2 de outubro, às 6h09, ocorreu o primeiro pouso na nova estrutura — uma aeronave da JetSMART, vinda de Santiago, no Chile —, marco considerado um divisor de águas para o terminal aéreo iguaçuense. Com isso, Foz do Iguaçu passou a contar com a segunda maior pista da Região Sul, com mais de 2,7 mil metros de comprimento.
A concessionária assumiu os esforços, investindo aproximadamente R$ 30 milhões — valor superior ao estimado inicialmente devido às necessidades surgidas durante a execução das intervenções. Foram realizadas obras para atender aos requisitos do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC), exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Entre as adequações, destacam-se drenagem de pavimento, sinalização horizontal, balizamento, ajustes de terraplanagem, adequações de equipamentos meteorológicos e de auxílio à navegação aérea, além do tratamento de obstáculos e outros ajustes necessários para a homologação da extensão da pista, que não estava prevista no contrato de concessão.


