A Secretaria de Transporte do governo federal da Argentina autorizou a companhia aérea Latam a explorar 15 novas rotas internacionais no país. O pacote inclui dois pedidos de operação no Aeroporto Internacional de Puerto Iguazú.
Leia também:
Voo direto para Lima volta à fronteira — mas não ao aeroporto de Foz
De acordo com o portal La Voz de Cataratas, as solicitações feitas pela Latam Airlines Peru incluem rotas entre Iguazú e as cidades peruanas de Lima e Cusco.
A aprovação dada pelo órgão federal da Argentina, contudo, não significa que a empresa implantará os trajetos, os quais ainda dependem de novos estudos de viabilidade.
Cabe recordar, porém, que a companhia aérea argentina Flybondi deu início, na última segunda-feira (1.º), à rota entre Puerto Iguazú e Lima.
Historicamente, a ligação da fronteira com a capital peruana estava a cargo da Latam, que encerrou o trajeto entre Foz do Iguaçu e Lima durante a pandemia.
Desde 2024, a Argentina vem adotando a chamada política de “céus abertos”, desburocratizando pedidos para novas rotas e estimulando a entrada de mais empresas.
A conexão da região de fronteira até Lima é considerada importante para o turismo local. O aeroporto limeño está entre os mais movimentados da América Latina, servindo como hub para voos procedentes da América do Norte, Europa e Ásia.
A autorização para que a Latam opere as rotas Iguazú–Lima e Iguazú–Cusco consta da Disposición n.º 43/2025 da Secretaria de Transporte da Argentina.

