O Destino Iguaçu teve sucesso na campanha de divulgação realizada de 31 de março a 15 de junho. A ação foi direcionada ao Brasil, Argentina e Chile. Primeiramente, o objetivo era destacar as atratividades e estimular as visitas de turistas de lazer na baixa temporada.
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A Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu incluiu a campanha em seu plano de ações, enquanto o Fundo Iguaçu e o Visit Iguassu financiaram e coordenaram todas as iniciativas. A equipe exibiu a campanha televisiva na RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná. Além disso, reforçou a estratégia digital com um especial publicitário no portal G1, assim como investiu fortemente em campanhas online nos três países.
No Brasil, o Visit Iguassu e empresas parceiras aproveitaram a visibilidade do remake da novela Vale Tudo. A novela estreou com cenas gravadas em Foz do Iguaçu. Essa repercussão fortaleceu ainda mais a promoção do destino. Para argentinos e chilenos, a campanha apresentou Foz do Iguaçu como o “Destino do Mundo”. O foco foi evidenciar a experiência de conexão trinacional.
Impacto nas mídias sociais
A campanha alcançou mais de 10,4 milhões de impressões no Facebook e Instagram no Brasil, gerou um milhão de visualizações, promoveu 3,1 milhões de interações e atingiu mais de três milhões de pessoas. Os estados que mais se engajaram foram: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Paraná. No Chile e na Argentina, a equipe somou mais de cinco milhões de impressões e 805 mil visualizações, alcançando 2,2 milhões de pessoas.
No YouTube, os vídeos promocionais atingiram 2,5 milhões de visualizações no Brasil. Além disso, o canal ganhou mais de 31 mil inscritos. Nos mercados chileno e argentino, os vídeos alcançaram 119 mil visualizações e mais de 22 mil inscritos. Os destaques foram: Buenos Aires, Córdoba e San Miguel de Tucumán (Argentina), além de Santiago, Concepción e Antofagasta (Chile).
No TikTok, a equipe registrou mais de 3,2 milhões de impressões e 3,1 milhões de visualizações, e atingiu um milhão de pessoas. Os e-books O que fazer em 4, 5 e 7 dias em Foz somaram 2.037 downloads da versão brasileira em 72 dias. A versão em espanhol teve 440 downloads em apenas duas semanas.
Televisão
Na televisão, a campanha obteve forte presença entre os dias 21 de março e 10 de abril de 2025 com veiculação de VTs de 45 segundos durante a programação da RPC, nos intervalos de programas como Bom Dia PR, Mais Você, Meio-Dia PR, Vale Tudo, Bom Dia Sábado, É de Casa, Caminhos do Campo e Globo Rural.
Um destaque especial foi a exibição de uma edição temática do programa Estúdio C, com duração de uma hora, dedicada ao destino, transmitida em 29 de março. A campanha digital também contou com uma página exclusiva — Visite Foz do Iguaçu — no G1 Paraná, que permanecerá ativa até outubro de 2025, promovida por anúncios em todo o estado.
Retorno de mídia na TV
O retorno de mídia espontânea foi outro ponto alto da estratégia. O trailer oficial da novela Vale Tudo, exibido em 24 de fevereiro, gerou R$ 13 milhões em mídia espontânea. Ademais, alcançou mais de 101 milhões de telespectadores. Já os dois primeiros capítulos, gravados em Foz do Iguaçu, renderam R$ 81,9 milhões em exposição, com média de 24,3 pontos no IBOPE. A audiência total chegou a 17 milhões de pessoas em mais de 6,5 milhões de domicílios conectados.
Vale destacar que, a cada episódio, a abertura e o encerramento da novela exibem imagens das Cataratas do Iguaçu, com potencial de gerar mais de R$ 5,5 milhões em retorno de mídia para o destino até o final dela.
Conversão em números reais
De acordo com dados divulgados pela Embratur, o número de visitantes estrangeiros no Brasil no primeiro semestre de 2025 foi de 5.332.111. O total foi 48,2% superior na comparação com o mesmo período do ano passado. Os três primeiros países emissores de turistas para o Brasil foram: Argentina, com 2.323.891; Chile, com 442.993; e Estados Unidos, com 410.189.
O Paraná mostrou ser um dos principais estados quando se trata de destinos turísticos do Brasil, totalizando 627.858 visitantes internacionais no primeiro semestre de 2025. O destaque mais uma vez foi a visitação no Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu. Foram 946.420 pessoas no primeiro semestre — 10,91% a mais que no ano passado. Os visitantes do Paraná somaram 166.292 nos seis primeiros meses deste ano.
Avaliação
Conforme Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, o instituto investiu junto e foi a entidade responsável por fazer a gestão e coordenar as ações da campanha. Contudo, o trabalho sempre levou em consideração a responsabilidade de compartilhar e orientar junto às entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo.
“Aproveitamos o alcance da emissora de TV para despertar o interesse do público paranaense, que se conectou emocionalmente com as cenas dos primeiros capítulos da novela Vale Tudo. Isso nos deu fôlego para ampliarmos a promoção e contribuir para que a baixa temporada do turismo de lazer no Destino Iguaçu não fosse sentida”, realça.
Por fim, Jaime ainda reforça que, em paralelo à campanha, as entidades, os empresários e o setor público continuaram realizando diversas ações de mercado e captando eventos para a cidade. “Os esforços conjuntos são somados, e os resultados são potencializados”, finaliza.