Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Visit Iguassu apresenta balanço das ações do primeiro semestre

Visit Iguassu

Destino Iguaçu

Visit Iguassu apresenta balanço das ações do primeiro semestre

Entidade reuniu os conselhos para demonstrar os resultados dos primeiros seis meses e projetar as ações para o restante de 2025.

6 min de leitura
Visit Iguassu apresenta balanço das ações do primeiro semestre
Equipes do Visit Iguassu marcaram presença em eventos nacionais e internacionais, divulgando o destino. Foto: Assessoria/Visit Iguassu

O Visit Iguassu promoveu, na última terça-feira (15), a 2.ª Reunião Extraordinária de Conselhos. Em pauta, a apresentação dos resultados do primeiro semestre do ano e as projeções para os seis últimos meses de 2025.

Leia também:
Foz do Iguaçu em destaque no Oscar do Turismo – saiba como votar

A apresentação esteve a cargo do setor interno, com abordagens sobre visitor/lazer, comunicação e marketing, eventos, administrativo e relacionamento com associados.

No primeiro semestre de 2025, o setor de visitors do Visit Iguassu realizou 26 ações de mercado, totalizando 2.297 agentes de viagens capacitados. A capacitação inclui técnicas sobre como vender o Destino Iguaçu em diferentes regiões e mercados estratégicos.

Publicidade

Entre as iniciativas de maior alcance, destaque para a WTM Latin America e para o Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FIT Cataratas).

As equipes do Visit Iguassu também estiveram na Routes Americas (EUA), em parceria com a Secretaria de Turismo, Motiva Aeroportos e Embratur, bem como em feiras como a Fitur (Espanha), ITB Berlin (Alemanha), ITB China (China) e Elevate by ATTA (América do Norte).

Publicidade

As ações nacionais tiveram forte presença com a realização de sete workshops proprietários, com o tema “Vale Tudo em Foz”. As edições ocorreram no Rio de Janeiro, Vitória (ES), São Paulo, Campinas (SP), Sorocaba (SP), Natal (RN) e Fortaleza (CE).

No cenário internacional, o Visit Iguassu também marcou presença com seis workshops estratégicos em parceria com operadores e instituições promotoras do Brasil no exterior.

Publicidade

Durante o Road Show Festival Brasil–México, por exemplo, o Destino Iguaçu esteve em evidência na Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, fortalecendo a presença da marca no mercado mexicano.

Além disso, a realização dos workshops proprietários com o tema “Destino del Mundo” levou Foz do Iguaçu a três importantes cidades argentinas: Córdoba, Rosário e Buenos Aires.

Comunicação e marketing

No primeiro semestre de 2025, as ações de comunicação e marketing do Visit Iguassu tiveram como foco diferentes frentes de divulgação nacional e internacional.

Ao todo, foram publicados 75 conteúdos no blog institucional, entre press releases, notas informativas e artigos sobre o destino, atualizando o mercado e a imprensa especializada com informações relevantes sobre turismo, eventos e novidades do setor.

O Visit Iguassu realizou ou apoiou cinco ações com influenciadores e promoveu seis press trips com foco na geração de conteúdo espontâneo e qualificado sobre o destino.

Duas campanhas sazonais foram destaque no período. A campanha de baixa temporada contou com ações com a temática “Vale Tudo em Foz”, Estúdio C na RPC e ativações no portal G1 Paraná, assim como mídia digital nacional e internacional.

Por outro lado, a campanha de alta temporada teve como ponto alto a parceria com a RPC Paraná para a exibição do Caldeirão com Mion. O programa foi gravado diretamente de Foz do Iguaçu, reforçando a imagem do destino em rede nacional.

Workshop promovido pelo Visit Iguassu com agentes de viagens.
Workshop promovido pelo Visit Iguassu com agentes de viagens. Foto: Assessoria

Estatísticas de alcance dos conteúdos

No Instagram, o Visit Iguassu alcançou 5,7 milhões de contas, com 9,5 milhões de visualizações, 5.365 novos seguidores e um total acumulado de 62,3 mil seguidores.

As ações de marketing digital também geraram 24,8 milhões de impressões e 9,9 milhões de contas alcançadas.

De acordo com o Visit Iguassu, outras plataformas apresentaram bons resultados. O canal no YouTube, por exemplo, somou 1,2 milhão de visualizações. O LinkedIn teve 1,4 milhão de impressões, enquanto o TikTok registrou quatro milhões de impressões.

Já o site oficial do destino recebeu 90.706 acessos no semestre, consolidando-se como importante canal de informação para turistas e profissionais do setor.

Na TravMedia, plataforma global de relacionamento com a imprensa, foram publicados 39 conteúdos para o Brasil e 20 nos Estados Unidos, ampliando a visibilidade internacional.

No primeiro semestre de 2025, o Visit Iguassu teve um total de 2.085 notícias publicadas em diversos canais de comunicação. O resultado gerou, conforme as métricas de cálculos, o equivalente a R$ 146,1 milhões em mídia espontânea.

Visit Iguassu e a captação de eventos

No primeiro semestre de 2025, o setor de eventos do Visit Iguassu captou 18 novos eventos, seis a mais que no mesmo período de 2024.

Tais atividades, que acontecerão entre 2026 e 2030, têm movimento projetado de cerca de 14,1 mil participantes. O impacto econômico para a cidade está estimado em R$ 82,4 milhões.

Além disso, o Visit Iguassu apoiou 20 eventos já confirmados e está com dez em processo de captação. Ao longo do período, também foram recebidas 16 visitas técnicas de clientes MICE.

Já a equipe esteve presente em quatro feiras nacionais e duas internacionais, acumulando a capacitação de 369 agentes MICE sobre eventos em Foz do Iguaçu.

Administrativo/relacionamento

Atualmente, 127 empresas estão associadas ao Visit Iguassu, com saldo positivo de dez novos associados. Além da expansão, o período foi marcado por ações de engajamento e valorização.

A entidade promove constantemente treinamentos presenciais com as equipes de front dos hotéis associados, com foco na qualificação de equipes sobre a importância da arrecadação da contribuição facultativa para o turismo, conhecida como room tax.

Também celebra a premiação de 12 hotéis associados na campanha de incentivo conhecida como Arrecadou, Ganhou, demonstrando o trabalho contínuo para fortalecer e ampliar a representatividade do trade turístico na região trinacional.

Convênios firmados

No primeiro semestre, o Visit Iguassu firmou convênios para ações estratégicas de promoção e posicionamento do Destino Iguaçu em mercados nacionais e internacionais.

Os convênios atendem às demandas da Gestão Integrada do Turismo, composta por entidades representativas do setor em Foz do Iguaçu.

Entre as iniciativas contempladas, destacam-se a Campanha de Mídia do primeiro semestre de 2025 e a Campanha Nacional de Mídia do segundo semestre — Temporada de Férias com o Caldeirão.

Também estão em andamento investimentos em famtours, press trips e experiências com influenciadores, bem como campanhas digitais específicas para o mercado chinês.

A promoção internacional do destino ainda incluiu a manutenção da representação nos Estados Unidos e o desenvolvimento de novas ações para os mercados dos EUA e Canadá.

Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, avaliou o período como positivo. “Os resultados que alcançamos no primeiro semestre mostram a força da união entre o poder público e a iniciativa privada na promoção do Destino Iguaçu”, apontou.

(Com informações do Visit Iguassu)

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário