O Visit Iguassu promoveu, na última terça-feira (15), a 2.ª Reunião Extraordinária de Conselhos. Em pauta, a apresentação dos resultados do primeiro semestre do ano e as projeções para os seis últimos meses de 2025.
Leia também:
Foz do Iguaçu em destaque no Oscar do Turismo – saiba como votar
A apresentação esteve a cargo do setor interno, com abordagens sobre visitor/lazer, comunicação e marketing, eventos, administrativo e relacionamento com associados.
No primeiro semestre de 2025, o setor de visitors do Visit Iguassu realizou 26 ações de mercado, totalizando 2.297 agentes de viagens capacitados. A capacitação inclui técnicas sobre como vender o Destino Iguaçu em diferentes regiões e mercados estratégicos.
Entre as iniciativas de maior alcance, destaque para a WTM Latin America e para o Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FIT Cataratas).
As equipes do Visit Iguassu também estiveram na Routes Americas (EUA), em parceria com a Secretaria de Turismo, Motiva Aeroportos e Embratur, bem como em feiras como a Fitur (Espanha), ITB Berlin (Alemanha), ITB China (China) e Elevate by ATTA (América do Norte).
As ações nacionais tiveram forte presença com a realização de sete workshops proprietários, com o tema “Vale Tudo em Foz”. As edições ocorreram no Rio de Janeiro, Vitória (ES), São Paulo, Campinas (SP), Sorocaba (SP), Natal (RN) e Fortaleza (CE).
No cenário internacional, o Visit Iguassu também marcou presença com seis workshops estratégicos em parceria com operadores e instituições promotoras do Brasil no exterior.
Durante o Road Show Festival Brasil–México, por exemplo, o Destino Iguaçu esteve em evidência na Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, fortalecendo a presença da marca no mercado mexicano.
Além disso, a realização dos workshops proprietários com o tema “Destino del Mundo” levou Foz do Iguaçu a três importantes cidades argentinas: Córdoba, Rosário e Buenos Aires.
Comunicação e marketing
No primeiro semestre de 2025, as ações de comunicação e marketing do Visit Iguassu tiveram como foco diferentes frentes de divulgação nacional e internacional.
Ao todo, foram publicados 75 conteúdos no blog institucional, entre press releases, notas informativas e artigos sobre o destino, atualizando o mercado e a imprensa especializada com informações relevantes sobre turismo, eventos e novidades do setor.
O Visit Iguassu realizou ou apoiou cinco ações com influenciadores e promoveu seis press trips com foco na geração de conteúdo espontâneo e qualificado sobre o destino.
Duas campanhas sazonais foram destaque no período. A campanha de baixa temporada contou com ações com a temática “Vale Tudo em Foz”, Estúdio C na RPC e ativações no portal G1 Paraná, assim como mídia digital nacional e internacional.
Por outro lado, a campanha de alta temporada teve como ponto alto a parceria com a RPC Paraná para a exibição do Caldeirão com Mion. O programa foi gravado diretamente de Foz do Iguaçu, reforçando a imagem do destino em rede nacional.

Estatísticas de alcance dos conteúdos
No Instagram, o Visit Iguassu alcançou 5,7 milhões de contas, com 9,5 milhões de visualizações, 5.365 novos seguidores e um total acumulado de 62,3 mil seguidores.
As ações de marketing digital também geraram 24,8 milhões de impressões e 9,9 milhões de contas alcançadas.
De acordo com o Visit Iguassu, outras plataformas apresentaram bons resultados. O canal no YouTube, por exemplo, somou 1,2 milhão de visualizações. O LinkedIn teve 1,4 milhão de impressões, enquanto o TikTok registrou quatro milhões de impressões.
Já o site oficial do destino recebeu 90.706 acessos no semestre, consolidando-se como importante canal de informação para turistas e profissionais do setor.
Na TravMedia, plataforma global de relacionamento com a imprensa, foram publicados 39 conteúdos para o Brasil e 20 nos Estados Unidos, ampliando a visibilidade internacional.
No primeiro semestre de 2025, o Visit Iguassu teve um total de 2.085 notícias publicadas em diversos canais de comunicação. O resultado gerou, conforme as métricas de cálculos, o equivalente a R$ 146,1 milhões em mídia espontânea.
Visit Iguassu e a captação de eventos
No primeiro semestre de 2025, o setor de eventos do Visit Iguassu captou 18 novos eventos, seis a mais que no mesmo período de 2024.
Tais atividades, que acontecerão entre 2026 e 2030, têm movimento projetado de cerca de 14,1 mil participantes. O impacto econômico para a cidade está estimado em R$ 82,4 milhões.
Além disso, o Visit Iguassu apoiou 20 eventos já confirmados e está com dez em processo de captação. Ao longo do período, também foram recebidas 16 visitas técnicas de clientes MICE.
Já a equipe esteve presente em quatro feiras nacionais e duas internacionais, acumulando a capacitação de 369 agentes MICE sobre eventos em Foz do Iguaçu.
Administrativo/relacionamento
Atualmente, 127 empresas estão associadas ao Visit Iguassu, com saldo positivo de dez novos associados. Além da expansão, o período foi marcado por ações de engajamento e valorização.
A entidade promove constantemente treinamentos presenciais com as equipes de front dos hotéis associados, com foco na qualificação de equipes sobre a importância da arrecadação da contribuição facultativa para o turismo, conhecida como room tax.
Também celebra a premiação de 12 hotéis associados na campanha de incentivo conhecida como Arrecadou, Ganhou, demonstrando o trabalho contínuo para fortalecer e ampliar a representatividade do trade turístico na região trinacional.
Convênios firmados
No primeiro semestre, o Visit Iguassu firmou convênios para ações estratégicas de promoção e posicionamento do Destino Iguaçu em mercados nacionais e internacionais.
Os convênios atendem às demandas da Gestão Integrada do Turismo, composta por entidades representativas do setor em Foz do Iguaçu.
Entre as iniciativas contempladas, destacam-se a Campanha de Mídia do primeiro semestre de 2025 e a Campanha Nacional de Mídia do segundo semestre — Temporada de Férias com o Caldeirão.
Também estão em andamento investimentos em famtours, press trips e experiências com influenciadores, bem como campanhas digitais específicas para o mercado chinês.
A promoção internacional do destino ainda incluiu a manutenção da representação nos Estados Unidos e o desenvolvimento de novas ações para os mercados dos EUA e Canadá.
Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, avaliou o período como positivo. “Os resultados que alcançamos no primeiro semestre mostram a força da união entre o poder público e a iniciativa privada na promoção do Destino Iguaçu”, apontou.
(Com informações do Visit Iguassu)