Produção em alta e oportunidades de emprego marcam Dia da Indústria no Paraná

Indústria contribui para o crescimento econômico e gera oportunidades de emprego e renda - Foto Gelson Bampi-Sistema Fiep

Setor tem crescimento acima da média nacional nos últimos 12 meses e vai demandar qualificação de 833,5 mil pessoas até 2025

A indústria responde por 26% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, a soma de todas as riquezas produzidas no Estado. Esse importante papel para o desenvolvimento econômico e social é a principal marca a ser lembrada quando o setor comemora mais um Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio. Um segmento que, mesmo enfrentando inúmeros desafios, segue em crescimento e com grande demanda por profissionais qualificados.

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) destaca que, atualmente, são mais de 50 mil estabelecimentos industriais instalados no Estado. A eles se somam outras quase 18 mil empresas que prestam serviços diretamente atrelados à atividade industrial, totalizando 68 mil estabelecimentos sob a representação institucional da Fiep. Juntos, eles empregam mais de 916 mil trabalhadores. “A indústria do Paraná é forte e diversificada, com importantes polos em todas as regiões do Estado”, afirma o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

Mesmo apresentando desaceleração em seu ritmo de crescimento, devido principalmente a aumentos de custos causados pelo cenário econômico, a indústria paranaense segue com resultados relevantes. No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial do Estado cresceu 5,8%, enquanto a média nacional foi de 1,8%. O desempenho se reflete também no nível de emprego. No primeiro trimestre de 2022, o setor abriu 10.406 novos postos de trabalho.

Oportunidades

E se a indústria segue contratando, vai demandar ainda mais profissionais qualificados nos próximos anos. O Mapa do Trabalho Industrial, estudo divulgado pelo Senai, aponta que até 2025 o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 163,9 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas, com oportunidades para quem quer ingressar no setor.

Referência em educação profissional, inovação e soluções tecnológicas para a indústria, o Senai conta com o maior complexo de laboratórios integrados do Paraná. Com métodos ativos de aprendizagem, aproximando a prática educacional à realidade fabril e oferecendo uma contribuição efetiva para a formação de capital intelectual para as indústrias, a instituição está preparada para qualificar os profissionais de que o setor necessita.

Conheça os cursos que o Senai oferta no Paraná acessando senaidofuturo.com.br.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

FIEP

Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná -Veja mais conteúdo do autor.

-->