Sistema Fiep traz conteúdo especial na Semana da Educação

Os laboratórios do Senai simulam o dia a dia das indústrias, aliando a teoria com a prática profissional – Foto: Gelson Bampi

Com mais de 40 unidades operacionais estrategicamente posicionadas, além de 46 unidades móveis e 12 escolas móveis, Sistema Fiep chama a atenção para abrangência de suas ofertas.

Na semana em que se comemora o Dia da Educação (28 de abril) , o Sistema Fiep prepara uma série de conteúdos especiais que apresentam suas entregas educacionais para a indústria e comunidade em geral. Afinal, são mais de 40 unidades operacionais estrategicamente distribuídas pelo estado, 46 unidades móveis e 12 escolas móveis, que podem atender os 399 municípios paranaenses, garantindo maior proximidade com os polos industriais com foco no atendimento das reais necessidades das indústrias, contribuindo com o desenvolvimento de toda a sociedade.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Por meio das suas ofertas de Educação Básica, Educação Continuada, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Educação Executiva, as frentes de atuação do Sesi, do Senai e do IEL somam mais de 100 mil matrículas, segundo o último Relatório de Sustentabilidade divulgado em 2020. E tudo isso sem contar as Ações Móveis, compostas por escolas móveis e unidades móveis que, em 2020, realizaram 11.293 matrículas de aperfeiçoamento profissional e 206 matrículas de qualificação profissional.

Com as 46 unidades móveis voltadas exclusivamente para a educação profissional do Senai, mais as 66 do Sesi (que são voltadas para o atendimento de segurança e saúde do trabalho, cooperação social e cultura, além de educação), o Sistema Fiep é capaz de atender mais de 58 municípios do estado simultaneamente.

“Em todas as nossas casas e frentes de atuação, procuramos trabalhar com uma educação transformadora, direcionada para a formação humana, crítica e empreendedora de nossos alunos, formando e atualizando profissionais para atuarem nas indústrias instaladas em nosso estado”, diz Sidinei Rossi, gerente executivo de Educação do Sistema Fiep. “Nesse sentido, as nossas entregas têm como base metodologias educacionais direcionadas às necessidades das indústrias e às novas tendências de mercado, como indústria 4.0 e de transformação digital, viabilizando a formação e qualificação profissional com a construção de competências para enfrentar os desafios do mundo do trabalho, com foco no contexto industrial”, acrescenta.

Referência em educação profissional, inovação e soluções tecnológicas para a indústria, o Senai conta com o maior complexo de laboratórios integrados do Paraná. Simulando o dia a dia das indústrias, aliando a teoria com a prática profissional, suas aulas estão alinhadas aos elementos da indústria 4.0, com métodos ativos de aprendizagem, aproximando a prática educacional à realidade fabril e oferecendo uma contribuição efetiva para a formação de capital intelectual para as indústrias.

A interação com o meio acadêmico é promovida pelo IEL, por meio das Faculdades da Indústria e da Escola de Negócios. Suas duas unidades em Curitiba, além da de São José dos Pinhais e Londrina, somadas aos oito polos de Educação a Distância, oferecem cursos de graduação e pós-graduação, além de educação executiva com serviços que favorecem o aperfeiçoamento da gestão empresarial e o desenvolvimento de carreiras e talentos para as empresas.

Já a educação básica fica por conta das mais de 30 unidades dos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional estrategicamente posicionadas pelo estado. Trabalhando com uma metodologia inovadora e diferenciada, que tem como objetivo a cooperação e o desenvolvimento de habilidades sociais e humanas aliadas às tecnologias de inovação, os Colégios Sesi buscam transformar jovens em novos talentos intelectuais com desejo de construir carreira nos diferentes segmentos industriais e empresariais voltados à sustentabilidade e futuro do planeta. Tudo isso sem contar com as ofertas de gratuidade e Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade de educação a distância, possibilitando a conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio pelos trabalhadores da indústria e seus familiares.

É por tudo isso que o Sistema Fiep e suas casas Sesi, Senai e IEL são vistos como referência quando falamos em formação de qualidade para as indústrias. Para conferir todas as entregas acesse sistemafiep.com.br/educacao e não deixe de conferir a Semana da Educação em nossos blogs e redes sociais.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

FIEP

Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná -Veja mais conteúdo do autor.