A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprofundará, nesta semana, o debate sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 no estado.
Leia também:
Deputada quer incluir queijo colonial na cesta básica do Paraná
De acordo com a assessoria, uma audiência pública está prevista para terça-feira (1.º), a partir das 9h30, no Auditório Legislativo. A organização é da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa.
A LDO estabelece as metas e prioridades para o próximo exercício fiscal e serve como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Para 2026, o texto inicial estima receita de R$ 82,9 bilhões, com previsão de R$ 6,6 bilhões em investimentos.
Conforme o presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), técnicos da Secretaria da Fazenda participarão da audiência.
Os servidores responderão aos questionamentos levantados pelos parlamentares, que já protocolaram 161 pedidos de emendas à proposta original.
Para quem estiver fora de Curitiba ou não puder ir ao Auditório Legislativo, a audiência terá transmissão ao vivo na internet, no canal da TV Assembleia. Para seguir o canal no YouTube, clique aqui.
Sessões plenárias na Assembleia
De acordo com a agenda da Casa, duas sessões plenárias estão marcadas para a semana, uma ordinária e uma extraordinária, ambas nesta segunda-feira (30).
Dos oito projetos em pauta na Assembleia Legislativa do Paraná, três tratam de temas relacionados à segurança pública. As matérias abordam pontos como gratificação por encargo, bem como a criação de batalhões para a Polícia Militar (PM).
(Com informações da Assembleia Legislativa)