A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) promoveu, na noite dessa segunda-feira (16), sessão solene em homenagem aos 117 anos da imigração japonesa no Brasil. São Paulo e Paraná figuram entre os estados que mais receberam imigrantes do Japão.
Leia também:
Em visita a Foz, princesa do Japão se encanta com as Cataratas
De acordo com a assessoria da Casa, a proposta para a realização da sessão solene partiu do deputado estadual Jairo Tamura (PL), descendente de japoneses.
O evento na Assembleia teve a participação de autoridades como o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui. Ademais, grupos folclóricos levaram ao plenário manifestações culturais típicas do país asiático, preservadas no Brasil.
Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, ressaltou a influência da cultura japonesa para a formação de diversas regiões do Paraná.
“Cidades importantes do Paraná foram desenvolvidas pela colonização japonesa, como Assaí e Uraí”, observou. “A Assembleia agradece a todos os japoneses que vieram no passado e ajudaram a construir nosso estado.”
Jairo Tamura, propositor da sessão na Assembleia, recordou que 2025 marca os 130 anos do tratado que possibilitou a imigração japonesa para o Brasil.
“Esta celebração resgata o esforço dos primeiros imigrantes, que trabalharam a terra e garantiram prosperidade para suas famílias e para o Paraná. O Brasil é um país miscigenado, e o Japão faz parte dessa diversidade”, indicou.
O ato na Assembleia integra uma série de atividades planejadas para marcar a data, em várias cidades do Paraná. Foz do Iguaçu, por exemplo, recebeu, no último fim de semana, a visita da princesa imperial do Japão, Kako de Akishino.
O Paraná conta, atualmente, com cerca de 220 mil descendentes de japoneses, segundo maior contingente do Brasil, atrás somente do encontrado em São Paulo.
(Com informações da Assembleia Legislativa)