Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Assembleia Legislativa homenageia imigração japonesa no Paraná

ALEP

Imigração japonesa

Assembleia Legislativa homenageia imigração japonesa no Paraná

Por iniciativa do deputado Jairo Tamura, Assembleia promoveu sessão solene em homenagem aos 117 anos da chegada do primeiro grupo.

2 min de leitura
Assembleia Legislativa homenageia imigração japonesa no Paraná
Cultura do Japão esteve em destaque na sessão solene na Assembleia. Foto: Orlando Kissner/ALEP
Publicidade

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) promoveu, na noite dessa segunda-feira (16), sessão solene em homenagem aos 117 anos da imigração japonesa no Brasil. São Paulo e Paraná figuram entre os estados que mais receberam imigrantes do Japão.

Leia também:
Em visita a Foz, princesa do Japão se encanta com as Cataratas

Publicidade

De acordo com a assessoria da Casa, a proposta para a realização da sessão solene partiu do deputado estadual Jairo Tamura (PL), descendente de japoneses.

O evento na Assembleia teve a participação de autoridades como o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui. Ademais, grupos folclóricos levaram ao plenário manifestações culturais típicas do país asiático, preservadas no Brasil.

Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, ressaltou a influência da cultura japonesa para a formação de diversas regiões do Paraná.

Publicidade

“Cidades importantes do Paraná foram desenvolvidas pela colonização japonesa, como Assaí e Uraí”, observou. “A Assembleia agradece a todos os japoneses que vieram no passado e ajudaram a construir nosso estado.”

Jairo Tamura, propositor da sessão na Assembleia, recordou que 2025 marca os 130 anos do tratado que possibilitou a imigração japonesa para o Brasil.

Publicidade

“Esta celebração resgata o esforço dos primeiros imigrantes, que trabalharam a terra e garantiram prosperidade para suas famílias e para o Paraná. O Brasil é um país miscigenado, e o Japão faz parte dessa diversidade”, indicou.

O ato na Assembleia integra uma série de atividades planejadas para marcar a data, em várias cidades do Paraná. Foz do Iguaçu, por exemplo, recebeu, no último fim de semana, a visita da princesa imperial do Japão, Kako de Akishino.

O Paraná conta, atualmente, com cerca de 220 mil descendentes de japoneses, segundo maior contingente do Brasil, atrás somente do encontrado em São Paulo.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.