Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Deputados aprovam rede de serviços contra uso de drogas

ALEP

Deputados aprovam rede de serviços contra uso de drogas

Pelo projeto do governo, prioridade serão pessoas em situação de vulnerabilidade, assegurado o atendimento voluntário.

3 min de leitura
Deputados aprovam rede de serviços contra uso de drogas
Projeto preve investimentos de R$ 30 milhões em três anos - foto: Orlando Kissner/Alep

Deputados estaduais aprovaram a criação do Programa de Atenção às Pessoas em Situação de Uso Prejudicial de Álcool e Outras Drogas, iniciativa do governo estadual para vigorar em todo o Paraná. A deliberação foi na sessão plenária dessa segunda-feira, 8.

LEIA TAMBÉM: ALEP analisa criação de rede de atendimento contra uso de drogas

A proposta enfoca o processo de reabilitação, construção da sobriedade e retomada de projetos de vida, prevendo R$ 30 milhões em três anos, de 2024 a 2026. A tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) ocorreu em regime de urgência.

O Executivo justifica que a ação criará uma rede de serviços de atenção às pessoas em situação de uso prejudicial de álcool e drogas, seguindo a Política Nacional de Drogas e o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

“O público prioritário a ser atendido serão pessoas maiores de 18 anos, em situação de vulnerabilidade, que consigam expressar seu interesse no atendimento”, reforça a ALEP.

A intenção é universalizar o acesso aos serviços e executar estratégias de proteção e promoção de direitos dos usuários de álcool e outras drogas, primando pela igualdade na prestação do serviço de acolhimento. Serão estimuladas intervenções técnicas pautadas em evidências científicas e guiadas pelo compromisso ético-profissional, argumenta o Governo do Paraná.

A coordenação será da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), mediante acolhimento temporário específico de usuários para intervenção terapêutica e reorganização psicossocial. Está previsto, ainda, o suporte aos familiares e ex-acolhidos.

“A proposta metodológica é intersetorial e articulada à rede de atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Sistema Único de Saúde (SUS)”, anota a Assembleia Legislativa. E irá considerar o sistema de garantia de direitos e demais políticas públicas pertinentes.

Outros projetos

Na sessão, os deputados estaduais ainda deliberaram sobre:

  • Projeto de Lei 344/2024, do Poder Executivo, alterando a Lei n.° 6.174/1970, que estabelece o regime jurídico dos funcionários civis do Poder Executivo do estado do Paraná. A alteração permite o fracionamento das férias dos servidores;
  • Decreto Legislativo 4/2024, da Comissão Executiva, homologa o decreto do Poder Executivo n.º 6.047, que internaliza no regulamento do ICMS o Convênio ICMS 199/2023, que altera a tabela de que trata o caput do item 22 do anexo VI, referente à redução de base de cálculo do imposto nas operações com equipamentos industriais e implementos agrícolas.
  • Projeto de Lei 463/2023, que dispõe sobre a divulgação de alerta sobre injúria racial em eventos públicos, a Lei Vini Junior;
  • concessão do título de utilidade pública a sete entidades paranaenses;
  • três posposições encaminhadas pela Defensoria Pública do Estado do Paraná avançaram.

(Com informaçoes da Assembleia Legislativa)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.
Assuntos

Paulo Bogler

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ.