Finalizado o pleito municipal de 2024, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) terá mudanças em sua composição, pois três parlamentares foram eleitos prefeitos em suas respectivas cidades.
Leia também:
Sai Chico, entra Silva e Luna: transição de governo começa com equipe nomeada
Nesse domingo (27), os eleitores de Londrina escolheram o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) para administrar a cidade a partir de 1.º de janeiro de 2025. A vaga de Amaral na ALEP passará a ser ocupada pelo suplente Wilmar Reichembach (PSD).
Outros dois deputados, eleitos em primeiro turno, também deixarão a Casa a partir de janeiro: Marcel Micheletto (PL), que venceu a corrida pela Prefeitura de Assis Chateaubriand, e Douglas Fabrício (Cidadania), futuro prefeito de Campo Mourão.
A cadeira de Micheletto será herdada pelo suplente Jairo Tamura. Já o mandato de Douglas Fabrício será finalizado pelo suplente Dr. Leônidas.
As alterações na ALEP poderiam ter sido ainda maiores, já que outros oito deputados estaduais também disputaram as eleições municipais de 2024 para os cargos de prefeito ou vice, não obtendo sucesso nas urnas:
Mabel Canto (PSDB), em Ponta Grossa;
Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União) e Goura (PDT), em Curitiba;
Márcio Pacheco (PP), em Cascavel;
Tercílio Turini (MDB), em Londrina;
Dr. Antenor (PT), em Guarapuava; e
Marcelo Rangel (PSD), em Ponta Grossa.
(Com informações da Assembleia Legislativa)