H2FOZ
Início » ALEP » Paraná avança na criação de selo eletrônico para rastrear água mineral

ALEP

Rastreamento

Paraná avança na criação de selo eletrônico para rastrear água mineral

Proposta do governo, aprovada na Alep, prevê aumento do controle sobre a procedência dos produtos.

2 min de leitura
Paraná avança na criação de selo eletrônico para rastrear água mineral
Proposta é do Governo Foto arquivo: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná – Alep aprovou em primeiro turno uma proposta do governo que autoriza a instituição do Selo Fiscal de Controle e Procedência e do Selo Fiscal Eletrônico de Controle e Procedência para produtos do setor de água mineral.

A medida busca fortalecer a fiscalização da cadeia de produção e comercialização, ampliar a rastreabilidade dos produtos e combater a informalidade no segmento. A proposta também recebeu emenda na sessão extraordinária de segunda-feira, 1.º.

Conforme o Projeto de Lei 427/2026, os estabelecimentos fabricantes ou envasadores de água mineral, natural, potável de mesa e adicionada de sais serão obrigados a utilizar os selos nos produtos de sua fabricação, mesmo nos casos em que as operações estejam desoneradas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Segundo a justificativa, os mecanismos permitirão o controle individualizado dos itens produzidos por meio de sistemas de autenticação eletrônica e do credenciamento de fabricantes, assegurando a identificação da origem dos produtos. A expectativa é reduzir a evasão fiscal e promover incremento na arrecadação estadual.

Leia também: Unioeste recebe 5.º Fórum Paranaense de Cannabis – H2FOZ – Notícias de Foz do Iguaçu

Ainda conforme a Alep, o texto também prevê que os selos somente poderão ser fabricados por empresas credenciadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). Caberá ao Poder Executivo regulamentar os requisitos para o credenciamento, bem como as hipóteses de suspensão e cancelamento da autorização e os ambientes eletrônicos destinados à verificação da autenticidade dos selos.

(Com informações da assessoria de comunicação da Alep)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Denise Paro

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Ciências Políticas e Relações Internacionais. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

    Deixe um comentário