H2FOZ

Início » ALEP » Paraná cria frente parlamentar para fortalecimento da Psicologia

ALEP

Articulação

Paraná cria frente parlamentar para fortalecimento da Psicologia

Espaço reúne articulação política e diálogo para fortalecer a atuação da psicologia no estado.

2 min de leitura
Paraná cria frente parlamentar para fortalecimento da Psicologia
Lançamento da Frente ocorreu na manhã desta segunda-feira, no Auditório Legislativo. Foto: Valdir Amaral/Alep

A Frente Parlamentar em Defesa da Psicologia foi instalada, na manhã desta segunda-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Proposta pelo deputado Requião Filho (PDT), a frente tem como objetivo principal promover o fortalecimento institucional da psicologia, com um espaço plural e democrático de diálogo e articulação.

Segundo o parlamentar, que presidirá os trabalhos do grupo, também se pretende com a frente propor políticas públicas que fortaleçam a psicologia como ciência e profissão no estado, ampliando o acesso da população paranaense a serviços psicológicos de qualidade, com a promoção da saúde mental e da qualidade de vida.

Ao dar início aos trabalhos do grupo parlamentar, o deputado ressaltou a importância da ampliação dos cuidados com a saúde mental de toda a sociedade paranaense. “Afinal de contas, no tempo em que vivemos, depressão é uma endemia”, frisou.

Leia também: Projeto em Foz ensina crianças a fiscalizar uso do dinheiro público

Intercâmbio é fundamental

O evento teve participação do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). Conselheiro presidente da entidade, Gilberto Gaertner disse que o intercâmbio com o poder político é fundamental para o conselho. “Creio que ganhamos credibilidade e amplitude na nossa atuação e, com isso, podemos expandir os horizontes da psicologia para todos os municípios do estado.”

A conselheira secretária do CRP-PR, Marina Pires Alves Machado, destacou alguns pontos de atenção que orientarão os trabalhos. “Dividimos em dez eixos importantes de atuação: essencialmente saúde pública e escola de qualidade, mas também a qualificação dos serviços de psicologia nas instâncias públicas de tratamento, no sentido de aumentar o número de profissionais à disposição da população.”

Segundo ela, se forem considerados os números, o adoecimento mental cresceu muito. Ela defende as 30 horas da psicologia também para estatutários, além da ampliação do número de profissionais. E ainda que haja psicólogos nas escolas públicas para cuidar das crianças e adolescentes.

A primeira reunião técnica da frente será realizada no mês de junho.

Publicidade

(Com informações da assessoria de comunicação da Alep)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    [render_sidebar id="sidebar-1"]

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Ciências Políticas e Relações Internacionais. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

    Deixe um comentário