Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Brasil assume a presidência do Mercosul após cúpula na Argentina

Argentina

Integração regional

Brasil assume a presidência do Mercosul após cúpula na Argentina

Governo brasileiro adotará como prioridade fortalecer o comércio intrabloco e avançar no enfrentamento às mudanças climáticas.

2 min de leitura
Brasil assume a presidência do Mercosul após cúpula na Argentina
Presidência do Mercosul é rotativa, com o comando mudando de mãos a cada semestre. Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Publicidade

O Brasil assumiu, nesta quinta-feira (3), a presidência rotativa do Mercosul, após cúpula semestral celebrada na cidade de Buenos Aires. No primeiro semestre do ano, o comando do bloco esteve a cargo da Argentina.

Leia também:
Saiba se a Argentina está exigindo seguro saúde na aduana de Puerto Iguazú

Publicidade

Em declarações dadas logo depois de receber de Javier Milei a incumbência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou como desafio a conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

De acordo com Lula, o Brasil estabeleceu cinco prioridades para os próximos seis meses:
1️⃣) fortalecer o comércio intrabloco e com parceiros externos;
2️⃣) avançar no enfrentamento à mudança do clima e na transição energética;
3️⃣) promover o desenvolvimento tecnológico da região;
4️⃣) combater o crime organizado transnacional; e
5️⃣) fortalecer os direitos dos nossos cidadãos, com participação social.

O presidente brasileiro pediu, ainda, o apoio dos demais países do Mercosul para que a Conferência do Clima (COP30), em Belém, seja um sucesso.

Publicidade

Quanto aos resultados da cúpula desta terça (3), Lula disse que estudará “com afinco a possibilidade de criar uma agência contra a criminalidade organizada transnacional”. A proposta partiu da Argentina, que reconhece a importância da articulação regional.

Ademais, Mercosul e Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) firmaram um acordo de livre comércio. O bloco europeu tem quatro integrantes, que não fazem parte da União Europeia: Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Publicidade
Presidentes reunidos para a foto oficial da Cúpula do Mercosul em Buenos Aires.
Presidentes reunidos para a foto oficial da Cúpula do Mercosul em Buenos Aires. Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Agenda paralela à Cúpula do Mercosul

Em sua passagem por Buenos Aires para a Cúpula do Mercosul, o presidente Lula aproveitou a ocasião para uma visita de cortesia à ex-presidente Cristina Kirchner. A visita precisou de autorização da Justiça argentina, pois Cristina está em prisão domiciliar.

De acordo com os relatos da imprensa local, a reunião durou cerca de 50 minutos, com Lula expressando solidariedade a Cristina. Logo após, a ex-presidente publicou mensagem em seu perfil na rede social X, reproduzida abaixo:

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário