As forças policiais que atuam no estado de Santa Catarina recuperaram, nessa sexta-feira (23), uma caminhonete com placas da Argentina furtada em Florianópolis.
Leia também:
Após nova fuga, Paraguai intervém em cadeia de segurança máxima na fronteira
De acordo com as notícias publicadas pela imprensa argentina, o veículo pertence a uma família residente em Posadas, capital da província de Misiones.
A caminhonete, modelo Toyota Hilux, cor branca, foi levada por ladrões no momento em que a família estava na Praia Brava, em Florianópolis, na última quarta-feira (21). Já a recuperação ocorreu no município de Porto Belo, também no litoral catarinense.
Detalhe importante do caso: a recuperação ocorreu com todos os documentos dos viajantes argentinos no interior. Além de perder o carro, a família tinha ficado sem dinheiro, celulares e documentação para retornar à Argentina.
Em declarações reproduzidas pelo jornal El Territorio, Iván Vargas, uma das vítimas, celebrou a recuperação e agradeceu a mobilização em torno do caso. “Havia muitas famílias argentinas [na praia], que nos ajudaram”, afirmou.
O assunto dos roubos de caminhonetes do tipo Hilux no litoral brasileiro ganhou destaque na imprensa da Argentina após o caso envolvendo a família de Posadas.
Recentemente, também em Foz do Iguaçu, as forças policiais emitiram um alerta quanto ao aumento dessas ocorrências. Estacionamentos de locais como o Parque Nacional do Iguaçu passaram, então, a colocar travas nas rodas dos veículos mais visados.
Em muitos dos casos, os bandidos usam equipamentos para impedir o bloqueio das portas ou clonar o código de liberação. Em seguida, empregam métodos alternativos para dar a partida no motor e fugir antes que a vítima perceba e avise as autoridades policiais.

