O Duty Free Shop Puerto Iguazú, parte do grupo argentino London Supply Group, deu um passo significativo rumo à inclusão no mercado de trabalho ao firmar um acordo de colaboração com o Escritório Municipal de Emprego de Puerto Iguazú. O acordo, alinhado às políticas de emprego inclusivo da empresa, busca facilitar o acesso ao emprego formal para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade.
LEIA TAMBÉM: María Taratuty, diretora do London Supply, recebe prêmio de liderança no Women Economic Forum
Os setores público e privado uniram esforços para criar oportunidades a trabalhadores que enfrentam grandes barreiras para ingressar no mercado formal. Além disso, a convenção incentiva a inclusão de pessoas com deficiência por meio do programa de treinamento para o trabalho.
O Ministério do Trabalho de Misiones lançou uma iniciativa provincial para desenvolver uma campanha de inclusão laboral junto ao setor privado. A partir dessa ação, a empresa firmou uma parceria específica com o município. A ação conta com o apoio do Escritório de Emprego Municipal e da equipe técnica da área de deficiência. Ademais, com esse acordo, ambas as partes reafirmam o compromisso de construir uma comunidade mais inclusiva e com mais oportunidades para todos.
Nahuel, um exemplo de inclusão
A iniciativa já beneficia Nahuel, um jovem com transtorno do espectro autista (TEA) que passou a integrar a equipe da Duty Free Shop Puerto Iguazú na área de segurança. A nova função permite que ele continue desenvolvendo-se profissionalmente, conquiste sua própria renda e desfrute todos os benefícios de um emprego formal. Entusiasmado com a oportunidade, Nahuel celebra a realização de seu desejo de atuar no setor de segurança e controle.
O apoio do Instituto Esperanza, organização dedicada à promoção do emprego de pessoas com deficiência, foi essencial para esse processo. Essa organização também será a beneficiária dos fundos arrecadados pela campanha interna de angariação de fundos do London Supply Group. A ação foi denominada Abrazos Cruzados.
Por fim, o apoio permitirá à escola expandir as suas atividades em Misiones, facilitando o acesso ao emprego formal para mais jovens como Nahuel. A empresa tem desenvolvido iniciativas desse tipo há anos, com o objetivo de construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Conforme María Taratuty, diretora de Sustentabilidade e Comunicação Estratégica do grupo, o compromisso está em gerar um impacto positivo nas comunidades onde a empresa atua. “Nossa estratégia de sustentabilidade inclui a promoção do emprego inclusivo para que todos possam ter acesso a um trabalho formal. Nahuel tem a disciplina, a aptidão e a responsabilidade necessárias para assumir essa nova função — e, em Londres, temos orgulho de continuar oferecendo oportunidades a quem as merece. Esperamos que cada vez mais empresas se juntem a esse tipo de iniciativa com compromisso, responsabilidade e empatia”, concluiu.

