Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Fronteira: confira os requisitos para entrar na Argentina por Puerto Iguazú

Argentina

Fronteira: confira os requisitos para entrar na Argentina por Puerto Iguazú

Lista oficial de exigências foi atualizada nesta semana, com o fim da obrigatoriedade de exames e comprovação de vacina.

3 min de leitura
Fronteira: confira os requisitos para entrar na Argentina por Puerto Iguazú
Ponte Tancredo Neves, entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. Imagem: Fernando Araújo/IBGE/Arquivo.
Publicidade

*Atualizado em 26/8 após a publicação da Decisão Administrativa n.º 837/2022 em Diário Oficial.

A Direção Nacional de Migrações (DNM), da Argentina, oficializou nesta semana os requisitos para que turistas e moradores da fronteira possam entrar no país, devido à queda de protocolos como exigência de vacinação contra a covid-19 ou exame do tipo RT-PCR com resultado negativo para o novo coronavírus.

Publicidade

Atualização – 26/8/2022:
Argentina elimina exigência de declaração para entrar no país

Publicidade

De acordo com o comunicado disponível na página da instituição na internet (clique aqui para ler o original em espanhol), o sistema de Corredores Seguros, implantado em 2021, foi eliminado pelo governo do país, que determinou a reabertura dos pontos fronteiriços que permaneciam fechados e o retorno aos requisitos pré-pandemia.

A Ponte Tancredo Neves, entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, está aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, com os seguintes requisitos:

Publicidade

Exigências sanitárias

Se o objetivo for apenas dar um passeio na cidade argentina da fronteira, voltando no mesmo dia, não há nenhuma exigência sanitária. Exames negativos para covid-19 ou certificado de vacinação não fazem mais parte do protocolo.

Publicidade

Se a estada for superior a 24 horas ou se a intenção for viajar para outros destinos do país, é preciso preencher uma declaração juramentada (disponível aqui) e contratar seguro internacional de saúde, com cobertura para serviços de internação, isolamento ou transporte sanitário em território argentino. (revogado em 26/8/2022, clique aqui para saber mais)

Documentação

Para turistas brasileiros e moradores da fronteira, é necessária apenas a apresentação de RG original ou passaporte válido. Menores de idade devem estar acompanhados por pai e mãe. Em caso de ausência de um dos responsáveis, é preciso uma autorização por escrito. Como o documento com foto é obrigatório, mesmo bebês precisam de RG.

Argentinos

Cidadãos de nacionalidade argentina, que pretendam permanecer menos de 24 horas no país, devem apenas portar documentos de identificação. Se a estada for superior a esse prazo, no entanto, é obrigatório preencher a declaração juramentada (disponível aqui), no máximo dois dias antes da viagem. (revogado em 26/8/2022, clique aqui para saber mais)

Recomendações

Apesar de não haver a obrigatoriedade, a Argentina continua recomendando que quem for ao país esteja em dia com a vacinação contra a covid-19 e evite viajar caso esteja com sintomas de doenças respiratórias.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    1 comentário em “Fronteira: confira os requisitos para entrar na Argentina por Puerto Iguazú”

    1. Qual Catarata Separa Brasil E Argentina? - Cirurgia Avançada e Obesidade - Clínica Láparos

      […] ( revogado em 26/8/2022, clique aqui para saber mais ) Apesar de não haver a obrigatoriedade, a Argentina continua recomendando que quem for ao país esteja em dia com a vacinação contra a covid-19 e evite viajar caso esteja com sintomas de doenças respiratórias. Ver resposta completa […]

    Os comentários estão encerrado.